Transformações acontecem de dentro para fora e não o inverso. A ilusão de que dias melhores virão pode fazer com que você perca muito tempo de sua vida em um relacionamento em que não é feliz, mas, afinal, se você não se sente amada, se você não se sente feliz, por que não reagir?
Perder a vontade e a confiança de falar com o parceiro(a) é praticamente uma sentença para o fracasso do casal. A comunicação é uma das chaves para ter uma relação saudável e feliz, e perder esta qualidade pode causar muitos problemas entre ambos.
Acho que não é tão simples assim. Eu por exemplo não ganho o suficiente para me manter sozinha e não tenho apoio de ninguém da família. Se eu me separar como vou sobreviver ? Trabalho 12 horas por dia e ainda estudo EAD, nem tenho como trabalhar mais e mesmo assim não consigo pagar todas as contas .
Mas há também o lado oposto da moeda: muitas queixas e muitas brigas no lugar dos elogios de outrora. Para cada cada coisa ruim dita, são necessárias 5 coisas boas para equilibrar a negatividade. Se esse equilíbrio se perder, a infelicidade pessoal cresce e a relação é colocada às duras provas.
A psicoterapia auxilia no processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional, promovendo segurança na tomada de decisões e fornecendo o apoio necessário para transições.
Você já não se sente à vontade para falar sobre as suas coisas? Vocês se veem e falam apenas sobre banalidades? Isso é entediante para você? A resposta positiva para estas perguntas é outro sinal que indica que você provavelmente não poderá ser feliz com esta pessoa.
Estou casada a 14 anos ,tenho dois filhos, casei aos 19 ,eu não o amava, saia de uma vida de um pai alcoolatra, e já tinha índices de depressão. Me falaram que o amor vinha com o tempo, é não veio. Me culpam hj pela decisão q fiz, mais fui um pouco influenciada. Nos primeiros anos ele não construiu uma base forte pra nos,sofri muito.a dois anos pedi o divórcio, mais ele me ameaçou... recentemente pedi de novo mais ele ameaçou suicídio. Minhas filhas não merecem isso ,só queria uma separação pacífica, já disse tudo a ele ,q não o amo , que não o desejo, apenas sobrevivo com isso tudo. E ele disse que não importa, ele ama por nós dois .hoje sinto que a morte seria a solução pra mim ,mais luto pelas minhas filhas.
A dúvida pode ser um grande peso que carrega, mas ela pode ir perdendo a força na medida em que seus pensamentos ganham forma e você traça uma direção, construindo uma nova perspectiva de futuro para sua vida.
Em um relacionamento feliz, um tem o prazer de compartilhar pensamentos, ideias, coisas da própria vida com o outro. Naturalmente, não tudo-tudo mas, algumas pequenas confidências, normais e naturais para conhecer melhor o outro e criar mais intimidade. Todo mundo tem seu próprio nível de compartilhamento, mas, se com o tempo essa divisão de ideias se reduz, se o prazer de compartilhar pensamentos, episódios se foi…bem, esteja atento.
Transformações podem ser confusas, mas também libertadoras. Terminar um relacionamento pode ser uma oportunidade de fazer novos amigos, resgatar amizades e contatos antigos, frequentar lugares novos, se ligar a pessoas diferentes, mudar a rotina, ter novidades e se redescobrir. Muito provavelmente não será como antes... será melhor!
Graduado em Psicologia pela Universidade de Jaén (2010). Completou a sua formação com um mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Almería (2011) e um mestrado em Psicologia Jurídica e Forense pelo Colégio Oficial de Psicologia da Andaluzia Oriental (2012). Obteve o doutorado em Psicologia pela Universidade de Salamanca (2021).
Muitas pessoas relatam ter preguiça de "começar tudo de novo" quando pensam em terminar relacionamentos e nos novos que começarão. A estabilidade faz parte da "'zona conhecida", como citamos anteriormente.
Acreditar que tudo será assim para sempre é difícil, pois de uma forma ou de outra, o relacionamento entra em uma zona de conforto com o tempo, da qual só é possível sair quando o casal decide fazer algo diferente.
Possui 8 artigos científicos publicados e é autor dos livros Psicopatología General, Neurociencias: etiología del daño cerebral e Evaluación Psicológica. Além disso, é coautor do livro Modelo ROA: Integración de la Teoría de Relaciones Objetales y la Teoría del Apego.
O conteúdo deste artigo não foi feito para substituir orientações médicas, assim como exames, diagnósticos ou tratamentos. Entre em contato com um médico ou outro profissional de saúde sempre que quiser começar, mudar ou interromper qualquer tipo de tratamento de saúde.
Estou em um relacionamento a um ano e estou infeliz. Não tenho mais vontade de estar perto dele. Não gosto que ele encoste em mim! Ele só veio morar na minha casa porque fiquei grávida e com 4 meses de gestação perdi o bebê , ele trás dois Filhos do relacionamento anterior os quais são muito mimados e eu não aguento ver isso . Sem falar que está cheio de dividas e não construiu nada na vida. Vejo que estou atrasando minha vida com ele e não consigo terminar esse relacionamento. Estou dentro da minha casa onde eu construiu tudo sozinha e sinto meu espaço invadido por ele e pelos filhos dele. Eu era feliz sem ele hj estou infeliz.
No começo, flores, surpresas, viagens. Depois de algum tempo, a impressão é a de que o outro já está conquistado então, nada de flores, nada de viagens, nada de nada. O que acontece? Ou se começa a olhar ao redor para ver se tem algo interessante à vista ou se começa a desenvolver um senso de frustração que pode até se transformar em brigas, violência, etc.