Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.
Os experimentos de Pasteur foram realizados com quatro frascos de vidro, cujos gargalos foram esticados e curvados no fogo após todos terem sido enchidos com caldos nutritivos. Logo em seguida, Pasteur ferveu o caldo de cada um dos quatro frascos, até que saísse vapor dos gargalos longos e curvos e deixou-os esfriar.
Você sabia que a técnica de pasteurização, em que são eliminados alguns micro-organismos através do aquecimento, recebeu esse nome em homenagem a Louis Pasteur, que percebeu que isso era possível ao realizar um experimento com vinho?
(PUC-RIO) Louis Pasteur derrubou a teoria da abiogênese, pois comprovou que a vida não surgia espontaneamente. Para isso, ele realizou um experimento utilizando um frasco com gargalo em forma de pescoço de cisne que impedia: a) A alteração do pH do líquido dentro do frasco.
A curvatura do gargalo do recipiente permitia que o ar entrasse no local, porém impedia a entrada de partículas presentes no ar e micro-organismos como as bactérias.
A deformidade em pescoço de cisne é uma curvatura (flexão) da base do dedo, uma retificação (extensão) da articulação central e uma curvatura (flexão) na última articulação. (Consulte também Considerações gerais sobre doenças das mãos.) A causa mais frequente da deformidade em pescoço de cisne é a artrite reumatoide.
Dedo em martelo é uma deformidade de flexão da ponta do quirodáctilo causada pela avulsão do tendão extensor, com ou sem fratura, na extremidade proximal da falange distal.
O dedo em gatilho é o travamento do dedo em uma posição dobrada causado por uma inflamação do tendão do dedo. (Consulte também Considerações gerais sobre doenças das mãos.) A causa do dedo em gatilho é desconhecida. O dedo em gatilho é frequente entre pessoas com artrite reumatoide ou diabetes.
A tenossinovite estenosante envolve os tendões e polias dos tendões flexores dos dedos da mão. Os tendões funcionam como longas cordas desde os músculos no antebraço e passando através dum túnel, de base óssea e teto de tecido fibroso, até atingirem os dedos.
A doença de trabalho tem previsão legal no inciso II do artigo 20 da Lei n. 8.
Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos ou ergonômicos sem proteção compatível com o risco envolvido.
Para os empregados que possuem alguma doença relacionada ao trabalho, a demissão por parte da empresa poderá resultar no direito de ter estabilidade e ser reintegrado. Mas, segundo Magalhães, não é simples declarar a nulidade da demissão e ser reintegrado no emprego.
O que é doença ocupacional ou profissional? A doença ocupacional, ou profissional, é aquela na qual o colaborador adquire uma condição enferma gerada pelas características do seu trabalho no dia a dia. Muitas vezes, trata-se de condições crônicas, ou seja, doenças que ele terá pelo resto da vida.
Embora muitas pessoas acreditem que “doença ocupacional” e “doença de trabalho” sejam a mesma coisa, esses dois conceitos possuem uma diferença fundamental entre si: a doença do trabalho está mais relacionada ao ambiente profissional, enquanto a doença ocupacional é desencadeada pelas características da atividade ...