É somente quando reconhecemos a nossa miséria que Deus pode nos socorrer. Todos os dias punham a porta do templo, chamada Formosa (v. 2): Havia três pátios no Templo. Ao primeiro os gentios tinham acesso; ao segundo foi concedido entrada para as mulheres; mas ao terceiro, somente aos homens judaicos.
Havia uma porta no Templo de Jerusalém chamada “Formosa”, que em grego significa "algo que floresce abundantemente na estação certa". Não era uma porta como outra qualquer, era uma porta enorme, tinha cerca de vinte e cinco metros de altura, ou cinquenta côvados e era da largura de vinte e um metros.
Desde o ventre de sua mãe era coxo v. 2: Aquele homem passara 40 anos sem caminhar (); era paupérrimo e impotente, retratando o quadro da miséria humana, Todos os dias punham a porta do templo, chamada Formosa v.
A PORTA FORMOSA DO TEMPLO, A CURA DO PARALÍTICO. ... E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo chamada formosa, para pedir esmola aos que entravam. Ele, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.