O cíngulo do membro superior (clavícula e escápula) une os ossos do membro superior à caixa torácica. Enquanto o cíngulo do membro inferior (ossos do quadril) está bem fixado ao esqueleto axial, o cíngulo do membro superior é extremamente móvel. Escápula direita.
O cíngulo do membro superior, compostos pela clavícula e escápula (antes conhecida por omoplata), é importante, pois conecta o esqueleto axial com o apendicular superior. Os membros superiores são compostos por úmero, rádio, ulna, ossos do carpo, ossos do metacarpo e pelas falanges./span>
Os membros superiores são formados pela cintura escapular, pelo braço, antebraço, punho e pela mão.
Cíngulo do membro inferior são os dois ossos do quadril, ligados entre si pela sínfise púbica, formando, junto com o sacro, a pelve óssea.
clavícula
Tronco. O tronco é formado pelo pescoço, a nuca, o tórax, o dorso, a região glútea, o abdômen e o quadril. A maior parte dos órgãos que compõem o corpo humano situa-se no tronco, entre eles a laringe, a glândula tireoide, o coração, pulmões, fígado, pâncreas, estômago, intestino grosso e intestino delgado.
Tronco: É formado pelo pescoço, tórax e abdômen. Dentro do tórax encontramos os pulmões e o coração. No abdômen encontramos o estômago, fígado, intestino, rins, e bexiga.
Uma caixa óssea (comumente chamada caixa torácica), formada pelo esterno, costelas e coluna vertebral, protege os pulmões e os outros órgãos no tórax. Os 12 pares de costelas curvam-se em torno do tórax a partir da parte posterior (costas). Cada par está ligado aos ossos (vértebras) da coluna vertebral.