Por ser tetravalente, o carbono é capaz de realizar quatro ligações químicas covalentes; A fotossíntese tem papel fundamental no ciclo do carbono; O carbono possui diversas aplicações, que vão desde combustíveis até joias, devido aos vários compostos que podem ser formados com esse elemento químico.
Para o átomo de carbono estar ligado a quatro outros átomos, ele deve ter uma hibridização sp3, ou seja, o orbital 2s se combinou com os três orbitais do subnível 2p para formar quatro orbitais híbridos sp3. Estes orbitais estão distribuídos simetricamente em arranjo tetraédrico com ângulos de 109,5º entre eles.
ligações covalentes
Hibridização é o nome dado à fusão ou à união de orbitais atômicos incompletos, fenômeno que aumenta o número de ligações covalentes que um átomo pode realizar. Lembrando que orbital é a região do átomo em que há maior probabilidade de encontrar um elétron.
Características do oxigênio Esse elemento é capaz de realizar duas ligações químicas covalentes (por apresentar dois orbitais p incompletos);
8
Essa ligação também ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons, porém, a diferença é que, na ligação covalente normal, os elétrons são provenientes dos átomos dos dois elementos, já na ligação covalente dativa, os elétrons são provenientes somente de um dos átomos.
Como exemplo de Ligação Covalente, temos a molécula de água H2O: H - O - H, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.
Para formar uma molécula dessa substância são necessários dois átomos de hidrogênio e apenas um de oxigênio, que se ligam por ligações covalentes (H-O-H). Nesse tipo de ligação, os elétrons dos átomos são compartilhados. ... A ligação covalente da água forma um ângulo de 104,5° que promove a polarização da molécula.
Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.
Existem três tipos de ligações: covalentes, metálicas e iônicas. Os átomos buscam, ao realizar uma ligação química, estabilizar-se eletronicamente. Esse processo é explicado pela teoria do octeto, que dita que cada átomo, para alcançar estabilidade, precisa ter em sua camada de valência oito elétrons.
Para entender esse tipo de ligação, vamos analisar, antes, o gás cloro (Cl2). ... Nesse gás, dois átomos de cloro estão unidos. Isso acontece porque o cloro apresenta apenas sete elétrons na camada de valência (3s2 3p5), sendo, assim, um átomo instável.
Logo, o Cloro precisa de 1 elétron para ficar estável, se a ligação for com outro cloro, será apenas uma ligação simples covalente, onde ambos compartilharão um par de elétrons entre si.
A ligação de hidrogênio é um exemplo extremo da ligação dipolo permanente-dipolo permanente. Pois o hidrogênio de uma molécula constitui um polo positivo, que se liga a um desses átomos de flúor, oxigênio ou nitrogênio de outra molécula, que constituem o polo negativo delas.
A ligação covalente pode ocorrer entre os seguintes elementos: hidrogênio, ametais e semimetais. Os metais nunca participam desse tipo de ligação.
As ligações de hidrogênio são o tipo de força intermolecular mais intenso, que ocorre entre dipolos permanentes das moléculas, em que o polo positivo é sempre o hidrogênio, e o polo negativo pode ser o flúor, o oxigênio ou o nitrogênio, pois esses elementos são bastante eletronegativos, ou seja, atraem mais fortemente ...
O carbono realiza ligações do tipo covalente com ametais (C, O, S, Cl, Br, I, F, etc.) e hidrogênio. Estas ligações podem ser do tipo σ ou π de acordo com o entrosamento de orbitais na realização da ligação. ... É simples e importante prever quando dois átomos unidos por ligação covalente fazem ligação do tipo σ ou π.
Tetravalência: O elemento realiza 4 ligações covalentes, fazendo com que haja uma enorme variedade de compostos. Valências iguais: As quatro valências do carbono são iguais. Encadeamento constante: Átomos de carbono ligam-se diretamente entre si, formando as estruturas chamadas de cadeias carbônicas.
Ligação iônica é o nome dado a uma das três formas como os átomos podem interagir entre si. As outras formas de interação entre átomos são a ligação covalente, que ocorre entre átomos de ametais, hidrogênios, ou ametal e hidrogênio, e a ligação metálica, a qual acontece somente entre átomos de um mesmo metal.
O átomo de carbono pode realizar ligação covalente simples, ligação covalente dupla e covalente tripla.