Em uma transformação adiabática, a quantidade de calor trocada entre o gás e o meio externo é nula. Além disso, como o exercício afirma que é o gás quem realiza trabalho, sua variação de energia interna é necessariamente negativa. Em uma transformação adiabática, um gás ideal recebe 250 cal de trabalho do meio externo.
Podemos considerar o gás que sai do aerossol como sendo um gás ideal, logo, sofre certa transformação em sua saída. O gás sofre uma compressão adiabática. O gás sofre uma expansão adiabática. O gás sofre uma expansão isotérmica.
Resposta. Explicação: O gás sofre uma transformação isotérmica quando está em um sistema fechado e tem sua pressão ou volume alterados, porém, a temperatura é sempre constante.
Ciclo ou transformação cíclica de uma massa gasosa é uma sequência de transformações gasosas em que, ao final de cada transformação, o gás retorna ao seu estado inicial de Pressão, Temperatura e Volume. Portanto, o estado final coincide com o estado inicial.
Uma transformação gasosa é chamada de transformação cíclica ou ciclo quando o estado final do gás coincide com o estado inicial, isto é, no estado final os valores de pressão, temperatura e volume do gás coincidem com os valores iniciais.
Significado de Cíclico adjetivo Relativo a ciclo periódico: ano cíclico. Que volta por intervalos regulares: festival cíclico. [Figurado] Que volta ao início e começa novamente, em círculos. ... Etimologia (origem da palavra cíclico).
( ) Máquina térmica é um sistema que realiza transformação cíclica: depois de sofrer uma série de transformações ela retorna ao estado inicial.
As máquinas térmicas obedecem a Primeira Lei da Termodinâmica, pois parte da energia na forma de calor (Q) que recebem, é transformada em trabalho (T). ... Portanto, a soma do trabalho realizado pela máquina com o aumento da energia interna deve ser igual à quantidade de energia que lhe foi fornecida.
A Terceira lei da Termodinâmica sustenta a ideia de que a entropia de um sistema com temperatura igual a zero absoluto tem uma constante pouco variável.
De forma simples, a terceira lei afirma que a entropia de um cristal perfeito se aproxima de zero conforme a temperatura (em escala absoluta) também se aproxima de zero. Essa lei providencia um ponto de referência absoluto para a determinação de entropia.
O zero absoluto é o limite inferior de temperatura na natureza, que corresponde à menor temperatura possível a ser atingida e equivale a – 273,15 °C ou 0 K.
O motivo pelo qual a temperatura ainda se mantém acima deste ponto de zero absoluto é a constante presença de algo chamado radiação cósmica de fundo em micro-ondas, uma energia originada no "Big Bang" e que preenche todo o cosmo. Por isso, em quase todo o universo, -270 é a temperatura mais baixa possível.
Medimos a cor de uma estrela por um instrumento chamado fotômetro fotoelétrico. Isso envolve passar a luz por diferentes filtros e encontrar a quantidade que passa por cada filtro. As medições do fotômetro são convertidas em temperatura, utilizando uma escala padrão.