Neste artigo, vamos diferenciar as ГЎreas de alcance de cada um desses profissionais, para que vocГЄ saiba exatamente qual especialista Г© o mais indicado para realizar seu tratamento.
Em muitos casos, quando os neurotransmissores, que sГЈo estruturas que atuam como mensageiros quГmicos e sГЈo liberados pelos neurГґnios, estГЈo desequilibrados, pode ocorrer o adoecimento da saГєde mental. Esse desequilГbrio pode interferir no comportamento e nas emoções, o que pode fazer com que a pessoa se sinta mais irritada, isolada, ansiosa ou deprimida.
Após uma análise da área de atuação de cada um, o paciente marca uma consulta com o profissional que vai identificar o problema e propor medidas para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dele.
Conforme jГЎ abordamos aqui no blog sobre os benefГcios do atendimento particular para o paciente, as clГnicas particulares sГЈo as mais recomendadas por ter um atendimento personalizado e de qualidade.
O tratamento neurolГіgico e o psiquiГЎtrico podem trazer uma sГ©rie de benefГcios para pacientes que apresentam demandas relacionadas aos transtornos mentais de maior gravidade. Assim, recomenda-se que o tratamento com o neurologista e o psiquiatra seja feito paralelamente com o acompanhamento de um psicГіlogo ou psicanalista, que poderГЎ ajudar o paciente a entender as causas de seu sofrimento, fazendo com que ele possa criar um olhar diferente sobre os problemas que o afligem.
Atualmente, existem muitas dГєvidas sobre a atuação e qual profissional procurar, quando o assunto Г© o psiquiatra e o neurologista. Mas por que tantas dГєvidas? Pelo fato de ambas especialidades terem como foco de atuação o sistema nervoso humano, atuando porГ©m, de formas distintas. AlГ©m disso, para exercer ambas especialidades, o indivГduo precisa de um diploma de medicina.
Em muitos casos, o neurologista pode trabalhar em conjunto com um psicólogo para diagnosticar transtornos mentais ou outras áreas, como a reabilitação, que pode ser necessária em algumas doenças, como um acidente vascular cerebral, por exemplo.
O neurologista, na primeira consulta, avalia os sintomas e realiza uma entrevista pessoal para conhecer seu histГіrico de saГєde completo, histГіrico familiar e hГЎbitos de vida. AlГ©m disso, o neurologista realiza uma sГ©rie de tГ©cnicas para avaliar o funcionamento do sistema nervoso central, verificando forГ§a muscular, reflexos, sensibilidade, equilГbrio e outros aspectos dependendo do problema que a pessoa apresenta.
Apesar de os dois mГ©dicos trabalharem com questГµes relacionadas ao sistema nervoso, o neurologista Г© mais especГfico para encontrar as causas das doenГ§as com caracterГsticas “fГsicas”, moleculares. JГЎ o psiquiatra foca nas doenГ§as “psГquicas” e nos comportamentos provenientes delas.
Geralmente os pacientes que procuram o psiquiatra costumam apresentar sintomas como alteração de sono, sentimento de tristeza mais intenso do que o habitual, angГєstia, mudanГ§as no Гўnimo, preocupação excessiva, aumento ou perda do apetite, irritabilidade, insatisfação crГґnica, sensação de estar “com os nervos Г flor da pele”, entre outros. Alterações no corpo como taquicardia, tremores, sensação de desmaio podem aparecer, em especial nos quadros ansiosos.В
O Ibrapsi conta com os melhores professores e psicanalistas que irão te ajudar a ser um excelente psicanalista. Faça a solicitação da sua bolsa do nosso curso de psicanálise.
Apesar de toda a distinção que possa ser feita entre o trabalho do neurologista e do psiquiatra, há um campo comum a ambos, seja porque algumas doenças nervosas cursam com alterações mentais, seja porque há mesmo doenças que, pelo menos a princípio, não se consegue atribuir claramente ao campo da neurologia ou da psiquiatria.
Aqui no Ibrapsi vocГЄ poderГЎ aprender sobre as diferenГ§as entre a psiquiatria, a neurologia e as psicopatologias de um modo geral. No nosso curso de psicanГЎlise, iremos te instruir para desenvolver uma prГЎtica clГnica de qualidade.
Para começar o tratamento e dar o diagnóstico ao paciente, o psiquiatra utiliza informações sobre seu histórico familiar comparando aos seus sintomas mais recorrentes.
As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites da APA – American Psychiatric Associaton.
Enquanto a neurologia trata das falhas que se encontram presentes na estrutura cerebral, a psiquiatria trata dos distГєrbios que afetam a mente. No quadro de doenГ§as mentais que sГЈo tratadas pela psiquiatria destacam-se: a depressГЈo, o transtorno de ansiedade, a bipolaridade, a sГndrome do pГўnico, a bulimia, a anorexia, dentre outros.