A descentralização caracteriza-se quando um poder antes absoluto, passa a ser repartido. Por exemplo, quando uma pessoa ou um grupo detinha um poder total e absoluto, e depois é repartido este poder com outras pessoas ou outros grupos, ou seja, ele foi descentralizado e repartido.
O princípio da descentralização do poder da informação aponta que a melhor maneira de promover a troca de dados e informações é ter um sistema de comunicação aberto, sem a presença de barreiras entre um hacker e uma fonte de informação, sem alguma 'unidade' que regule esse acesso.
Vantagens da centralização: Uniformidade nos procedimentos e decisões; Boa comunicação vertical; Facilidade no controle e avaliação; Evita desperdícios e duplicação de tarefas.
No modelo centralizado o quadro de distribuição geral centraliza a saída dos cabos para todos os pavimentos da casa, já no caso de descentralizado um equipamento (exemplo patch pannel) em cada um dos pavimentos viabiliza maior distribuição e menos fios andando por toda a casa.
A descentralização da produção gera uma redução dos níveis de estoque. Isso quer dizer que deixa de haver necessidade de manter diversos itens no armazém, uma vez que os fornecedores passam a ser responsáveis por eles.