Quando é indicado colocar o pino ?
O pino de fibra de vidro (PFV) é usado como retenção adicional intra-radicular para restauração de dente que apresenta pouco remanescente. É um meio alternativo em relação ao núcleo metálico fundido, permite preparo mais conservador, levando ao menor desgaste da estrutura dentária, reduzindo risco de fratura radicular.
No que se refere às questões estéticas e à preservação da raiz dentária, a fibra de vidro é a melhor escolha. Porém, se não houver um remanescente suficiente para o uso dela, então, o pino de metal é a melhor opção.
Sendo os mais indicados para utilização com os pinos de fibra, os cimentos resinosos são o que há de mais novo para esse fim, apresentam melhor retenção e boa distribuição de estresse, mas existem alguns pontos negativos no seu uso como: a dificuldade de remoção do excesso de cimento, microinfiltração, polimerização ...
O corte apical do pino não é recomendado pelo fabricante. Após o tratamento endodôntico é feita a remoção do ma- terial obturador. No mínimo a mesma medida coronária e no máximo 2/3 do conduto radicular. Após a remoção, o preparo é feito com brocas do mesmo diâmetro dos pinos com o objetivo de máxima adaptação.
A indicação de usos dos pinos de vidro, em geral, é para dentes cuja metade do remanescente ainda existe, mas que necessitam de retenção. A contraindicação seria para canais amplos, pois seria usado uma quantidade grande do cimento, ocasionando perda de resistência, como consequência, fratura.
Pino de Fibra de Vidro Exacto - Angelus
A escolha do diâmetro, tipo de conicidade e formato é dependente da anatomia do canal radicular. Os pinos cilíndricos podem promover uma maior retenção intrarradicular, porém para acomodar o pino, o desgaste da estrutura dental no terço apical será maior.
A indicação de pinos intra-radicular baseia-se em parâmetros que incluem principalmente a posição do dente na arcada, a oclusão do paciente, a função do dente, a quantidade de estrutura dental remanescente e a configuração do canal.
Os retentores intra-radiculares pré-fabricados podem ser classificados em metálicos (de aço inoxi- dável, titânio comercialmente puro, liga de titânio- alumínio-vanádio) e não metálicos (fibra de carbono, cerâmico e fibra de vidro).
Os retentores intra-radiculares têm a função de manter a restauração definitiva em posição e de proteger o remanescente dental, proporcionado longevidade a estrutura dentária.
Pinos odontológicos são pré-fabricados, em tamanhos e desenho pré-elaborados, e instalados às raízes dentárias após a seleção do pino mais compatível com a anatomia radicular. Já núcleos protéticos são construídos pelo laboratório de prótese dentária, após moldagem do dente e canais dentários.
A colocação dos implantes dentários é feita por procedimento cirúrgico no consultório odontológico, com anestesia local. O procedimento demora aproximadamente uma hora.
O preço médio de um tratamento utilizando materiais nacionais, custa entre R$ 800,00 a R$ 3.
Já as próteses dentárias costumam apresentar um tempo de durabilidade por vezes menor que a dos implantes. No caso das próteses de resina, por exemplo, a duração média costuma ser de 10 a no máximo 15 anos. A exceção fica por conta das próteses de cerâmica de boa qualidade que podem durar entre 20 e 25 anos.
Caso o pino tenha soltado,pavimentar ou confeccionar outro pino e após isso,fazer uma nova coroa. Caso tenha ocorrido a fratura da raiz do dente,fazer a remoção e instalação de um implante dentário. É necessário avaliar com dentista o grau de soltura desta prótese.
Como você viu, não se pode optar por implante ou canal porque são recomendados para problemas diferentes. No primeiro caso, o procedimento é realizado quando há necessidade de substituir dentes naturais perdidos. No segundo, é indicado para evitar a extração de um dente cuja polpa está doente.
"Sem dúvidas o implante de titânio é o mais indicado, pois este tipo de material é inerente ao osso, ou seja, não causa rejeição pelo organismo", garantiu a dentista.
Os implantes suíços Straumann são certamente os melhores e mais confiáveis implantes dentários do mundo. A Straumann também é considerada a marca de implante dentário líder mundial na implantodontia e regeneração dos tecidos orais.
Os maiores riscos para quem faz implante dentário
A duração da cirurgia de instalação de implante varia de acordo com a quantidade de implantes que serão instalados. No caso de implantes unitários o procedimento dura em média de 20 a 40 minutos.
Em alguns modelos a osseointegração pode acontecer entre 3 e 6 semanas, enquanto outros podem levar de 3 a 6 meses para se integrar ao organismo.
A recuperação do implante dentário envolve duas etapas: a cicatrização gengival e a integração do osso ao implante, chamada de osseointegração. O implantodontista explica que a cicatrização é bem rápida. Dentro de uma semana, já é possível remover todos os pontos.