Nos últimos anos, com a integração crescente da música nas universidades, cresceu o interesse pela Estética. Em 1966, Yulo Brandão ministrou um curso de introdução à Estética na Universidade de Brasília, o qual deu origem ao seu livro intitulado Estética (Estudos Breves), publicado por aquela universidade, em 1968.
Os gregos não utilizavam muita maquiagem, porém a preocupação maior era com a saúde e a beleza do corpo. Os homens buscavam pela forma ideal através de exercícios físicos, massagens e banhos aromáticos. Já as mulheres, utilizavam penteados elaborados com fitas, cachos e maquiagem extremamente delicada.
A estética é a parte da filosofia que une a beleza, a arte, a sensibilidade humana e as concepções individuais de cada um. Ela surgiu na Grécia Antiga, com a obra Poética de Aristóteles, e tenta trazer a racionalidade do motivo pelo qual as coisas são consideradas belas, com um pensamento lógico.
A partir do século XVII, as loções e outros produtos cosméticos começaram a entrar mais no cotidiano, assim como outros adereços de estética, como as perucas, lenços e fitas. Foi a Primeira Guerra que, a par dos grandes avanços, mudanças e conquistas, vem marcar a grande virada nos padrões da estética.
Cite motivos para o crescimento da cosmetologia. R: Cosméticos não são mais produtos destinados apenas à beleza. Eles aliaram beleza à saúde, em resposta às mudanças de conceitos e de comportamento sociais. Os farmacêuticos cosmetologistas enfrentaram grandes desafios para atender a essa nova demanda.
O Brasil é um país vaidoso, ranqueado como um dos maiores consumidores de cosméticos e tratamentos estéticos do planeta.
Alexander Baumgarten
Anne Marie Klotz
De 2014 a 2019, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil. ... Só no setor de franquias, o ramo de Saúde, Beleza e Bem-estar faturou R$ 34,2 bilhões em 2019; Cerca de 66% dos consumidores acha que cuidar da beleza não é um luxo, mas uma necessidade.
O que pode fazer um esteticista? O esteticista atua no tratamento e embelezamento corporal, facial e capilar. Ele pode atuar em centros de estética, salões de beleza, SPAs, clínicas e hospitais auxiliando nutricionistas, dermatologistas, fisioterapeutas e cirurgiões.
Para se tornar uma esteticista, é necessário passar por um curso técnico ou superior na área, disponíveis nas modalidades presencial ou a distância. Os cursos técnicos são mais voltados para a prática, enquanto a graduação tem foco principalmente nas disciplinas relacionadas a empreendimentos e gestão de pessoas.
Durante a formação, os alunos estudam anatomia humana, biologia, química e outras matérias. A grade curricular é estruturada para que eles possam aprender a trabalhar com tratamentos de estética corporal, capilar e facial em compromisso com a saúde.
Procedimentos estéticos invasivos, como os preenchimentos faciais, são procedimentos que devem ser realizados por médicos, especificamente cirurgiões plásticos ou dermatologistas, que são os profissionais preparados para a realização desses procedimentos com segurança.
O preenchimento labial deve ser realizado em clínica ou consultório médico ou odontológico. Os profissionais autorizados a realizar o procedimento devem ser especialistas e terem certificado de cirurgião plástico, dermatologista ou cirurgião dentista.
Especialista em estética leva mais essa opção para seus clientes. Com a proposta de melhorar a elasticidade e a estrutura da pele, o skinbooster é um tratamento feito com ácido hialurônico que devolve ao rosto uma aparência mais jovem e natural.
Os procedimentos invasivos cirúrgicos que atingem órgãos internos mais procurados são: