Sintomas de infecção no útero
Inflamação no colo do útero pode ocorrer na faixa etária entre 18 e 25 anos. A cervicite é uma inflamação no colo do útero que acomete mulheres com faixa etária entre 18 e 25 anos. A inflamação pode ser causada por bactérias naturais da flora vaginal ou bactérias transmitidas por meio de relação sexual desprotegida.
Um excelente remédio para auxiliar no tratamento da inflamação do útero, a metrite é o chá das folhas de tanchagem, Plantago maior. Esta erva tem propriedades anti-inflamatórias, antibacteriana e cicatrizante muito potentes, tendo indicação medicinal também em casos de amigdalite ou outras inflamações.
A ferida no colo do útero, cientificamente chamada de ectopia cervical ou papilar, surge devido a uma inflamação da região do colo do útero que pode acontecer como consequência de uma alergia, infecções ou ser resultado as alterações hormonais ao longo da vida da mulher, podendo surgir em mulheres de todas as idades.
Geralmente é assintomática, porém, em alguns casos, podem surgir sinais como secreção vaginal, infecções vaginais recorrentes, corrimento marrom e sangramento na relação sexual.
Usar preservativos é fundamental, assim como evitar ter relações quando estiver com feridas no colo do útero.
Após 3 meses da cauterização do colo uterino, com certeza o seu colo está cicatrizado. Essa ferida que você refere chama-se de ectrópio ou ectopia. Essa ectopia é normal em mulheres em idade reprodutiva, que utilizam anticoncepcional e que estão grávidas. Essa ectopia é normal e não precisa ser tratada ou cauterizada.
A cauterização das lesões do colo do útero não apresenta tanto impacto para a mulher, e a recuperação pode levar até um mês. A mulher não precisa ser internada, porém, não é indicado que dirija enquanto está sob efeito do anestésico.
Sangramento após a cauterização é normal? “Pequenos sangramentos vaginais podem ocorrer no decorrer dos dias e é muito comum as pacientes observarem uma descamação maior entre 10 a 15 dias após. Isso porque o tecido do colo do útero vai se regenerando após a lesão térmica causada pela cauterização”, explica Maura.
Como é a recuperação após a cauterização
Após o procedimento a paciente pode apresentar dor abdominal, normalmente de leve intensidade, eventualmente pode ter que fazer uso de analgésicos que serão recomendados pelo médico. Podem ocorrer também pequenos sangramentos vaginais.
O HPV costuma curar-se espontaneamente em 80 a 90% dos casos. Após 1 ou 2 anos, o sistema imunológico da maioria das pessoas é capaz de destruir o HPV e eliminá-lo por completo do nosso organismo. A lesões provocadas pelo HPV, sejam elas verrugas ou neoplasias do colo do útero, têm cura através de tratamento médico.
Não há uma pomada especificamente para acelerar o processo de cicatrização, mas como a cauterização deixa a pele similar a uma queimadura, podem ser usadas pomadas para assadura como Hipoglós, Bepantol creme.
Geralmente leva de 7 a 10 dias para cicatrizar. Dependendo da lesão, pode-se usar cremes a base de antibióticos ou somente a limpeza com água e sabonete neutro já é suficiente.
As vezes podem ocorrer pequenos sangramentos e dor. Após a cauterização podem ser usados cremes para ajudar no processo de regeneração, e as relações sexuais devem ser evitadas por um período de pelo menos 15 dias.
A recuperação “Já após o procedimento com aparelhos, com várias camadas são destruídas, há necessidade de ficar pelo menos 15 dias sem relação sexual. Mesmo fazendo uso de creme vaginal cicatrizante, existe uma maior probabilidade de infecção no colo uterino”, alerta Floresti.
Após cauterizar, a mulher deve esperar cerca de três semanas para ter novas relações sexuais, evitando contaminações", ressalta Salete.
Posso beber e depois fazer a cauterização no colo do útero? Sim, não há contra-indicação.
A doença pode ser tratada por meio de uma cauterização química ou eletrocautério (cauterização com bisturi elétrico), laser ou criocirurgia (congelamento). Além disso, ainda existem agentes tópicos que são indicados pelo urologista caso a caso.
Oi, em princípio não é impedimento para atividades físicas, exceto se houver um aprofundamento da cauterização que tenha provocado lesão das camadas da pele. Converse com o seu Ginecologista para avaliação clínica e orientação adequada ao seu caso!
Se as lesões forem externas, a relação sexual está permitida após a cicatrização, que normalmente ocorre em torno eles 1 semana; se as lesões são em vagina ou colo uterino, este prazo precisa ser um pouco maior, pelo menos 15 dias, variando de caso a caso. Converse com seu médico!
Para realizar a cauterização, a paciente não pode estar grávida ou possuir qualquer infecção, que deverá ser tratada antes.
Feita com ácido ou bisturi elétrico, a cauterização das verrugas genitais e das lesões no colo do útero é o tratamento mais eficaz dos sintomas do contágio pelo HPV. Além de "queimar" as verrugas e lesões, a cauterização estimula o sistema imunológico a combater o vírus.
A quantidade de sessões de cauterização de condilomas, depende de cada indivíduo e do tipo de vírus causador. Algumas lesões, desaparecem em única sessão. Outras, precisam de repetição. Não existe uma regra em relação ao número de sessões.
Os principais tratamentos destrutivos são a crioterapia (queimar a verruga com nitrogênio líquido), a cauterização com bisturi elétrico, cauterização química com ácido tricloroacético, laser ou mesmo cirurgia de remoção. Se a doença não for identificada e tratada, pode evoluir para um câncer.