adjetivo Que pertence ao tempo presente ou a uma época relativamente recente; hodierno, atual.
Hoje, ser moderno é eliminar estruturas hierarquizadas e não se prender a uma carreira que causa insatisfação. De certa forma, ser moderno virou retornar ao básico, ao natural, à sua própria essência, livre das exigências e das expectativas de uma sociedade com valores cada vez mais questionáveis.
A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.
Moderno (do latim modernus) significa algo que é recente, novo ou do tempo presente. O conceito de moderno aparece no meio do século XIX e constitui-se em uma reação ambígua da cultura à agressão do mundo industrial.
Principais Filósofos Modernos
O racionalismo foi uma corrente filosófica muito importante da Modernidade. ... O racionalismo tem como principal objetivo teorizar o modo de conhecer dos seres humanos, não aceitando qualquer elemento empírico como fonte do conhecimento verdadeiro.
Bom,o francês René Descartes é considerado o "Pai da Filosofia Moderna" por muitos estudiosos pelo fato que ele foi uma das pessoas mais influentes para o pensamento ocidental, além de ter começado a trabalhar a ideia do racionalismo no começo da Idade Moderna.
O Racionalismo baseia-se no princípio de que a razão é a principal fonte de conhecimentos e que essa é inata aos humanos. Assim, o raciocínio lógico seria construído através da dedução de ideias, tal como os conhecimentos de Matemática, por exemplo.