Propósito no trabalho Pense em seu propósito como aquilo que dá sentido à sua vida e a torna ideal. Mas, sem fantasias, porque os problemas e as situações desagradáveis vão acontecer. O ponto é que se você tiver encontrado propósito naquilo que está fazendo, vai saber superar esses momentos.
Vida Profissional é para explicar tintim por tintim como é o cotidiano de quem já escolheu o curso e já se formou. Esta é uma excelente oportunidade para você descobrir se realmente quer estudar determinada área, se aquele curso tem mesmo a sua cara e se você se vê fazendo determinada função até se aposentar.
Ter um propósito no trabalho significa encontrar um sentido para o que você faz no seu emprego. É aquilo que faz você ter vontade – vontade mesmo, de verdade – de sair da cama, se arrumar, tomar um bom café da manhã para ser produtivo, eficiente e realizado no trabalho.
“A importância de ter um propósito é poder realizar aquilo que a pessoa veio fazer neste mundo e que somente ela pode fazer. É algo único para cada indivíduo.” De acordo com Carolina, os principais indicadores para o propósito na vida pessoal são seus talentos pessoais e suas paixões.
1. Autoconhecimento
Preencher o Ikigai é ter um momento profundo de reflexão, portanto tente sempre sair do óbvio. Entenda os motivos que fazem você amar o que ama.
"Ikigai é a sua razão de viver", diz o neurocientista japonês. "É o motivo que faz você acordar todos os dias." O conceito vem de Okinawa, um grupo de ilhas ao sul do Japão com uma população de moradores centenários bem acima da expectativa de vida média, mesmo para os padrões japoneses.
O primeiro e mais importante passo que você precisa dar ao decidir buscar a sua missão de vida é o que você realmente deseja, é definir as prioridades da sua vida. Comece a pensar sobre o assunto e observar o que você tem de valor e o que gosta de fazer.