Atuador é um dispositivo que produz movimento, convertendo energia pneumática, hidráulica ou elétrica, em energia mecânica. Como exemplo, pode-se citar atuadores de movimento induzido por cilindros hidráulicos e pneumáticos, motores hidráulicos e motores elétricos.
Um cilindro de ação dupla utiliza a energia hidráulica tanto para estender quanto retrair. ... Um cilindro de ação simples terá apenas uma conexão para mangueira hidráulica. Já o cilindro de dupla ação terá duas conexões, a primeira é onde a mangueira avançada se conectará, e a segunda é para a mangueira de retração.
Os Atuadores Industriais convertem a corrente contínua de um motor em movimentos lineares, por isso, sua aplicação é indispensável em um sistema de alinhamento, pois é através desse equipamento que será possível que os produtos/equipamentos sejam puxados, empurrados, ajustados ou inclinados.
Qual é a função dos atuadores pneumáticos em um sistema pneumático? ... Converter a energia pneumática (cinética e de pressão) em energia mecânica (força ou torque).
Os equipamentos pneumáticos são denominados dessa forma, pois fazem uso de ar comprimido para uma gama imensa de trabalhos. ... Eles também possuem limpeza simplificada, pois o ar comprimido se encarrega de expulsar qualquer tipo de partícula que entre no mecanismo.
O compressor é basicamente um equipamento eletromecânico, capaz de captar o ar que está no meio ambiente e armazená-lo sob alta pressão num reservatório próprio do mesmo, ou seja, eles são utilizados para proporcionar a elevação da pressão do ar.
Compressor de Êmbolo Seu funcionamento consiste em uma câmara que possui dois pistões e um êmbolo. Este último, puxa o ar quando desce e o comprime quando sobre. É importante ressaltar que para compressão a pressões mais elevadas são necessários compressores de vários estágios.
O funcionamento do compressor de pistão se dá por meio de pistões fechados em cilindros, que geralmente possuem válvulas para entrada e saída de gases. O ar é então compactado no interior do cilindro e expelido sob pressão, para ser utilizado em diversas aplicações industriais.
O compressor de ar de parafuso consome 20% menos energia elétrica e pode operar sem interrupções, 24 horas por dias. Enquanto o compressor de ar de pistão é menos eficiente e pode operar por, no máximo, 12 horas seguidas. ... A principal vantagem do compressor de ar de pistão é o preço relativamente menor.
O acionamento desse tipo de compressor se dá pelo movimento de seus rotores; quando se unem o rotor macho e o rotor fêmea, se assemelham a uma rosca, que no giro vão deslocar e comprimir o ar. A operação do compressor de ar parafuso é entendida a partir do fluxo de ar e fluxo de óleo.