Os principais pratos típicos de festa junina são: pipoca, paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau, bolo de milho, arroz-doce, pinhão, cuscuz e tapioca. Já as bebidas mais tradicionais são: vinho quente e quentão. Todos esses elementos ajudam a compor o ambiente da festa, chamado de arraial.
5 pratos que não podem faltar na sua festa junina
Dicas infalíveis para um 'arraiá' econômico e divertido!
Como fazer uma festa junina na quarentena
Como organizar uma festa junina?
Vamos fazer o check-list do que não pode faltar:
É um trabalho bem fácil e simples de fazer, são necessários os seguintes materiais:
Corte os formatos dos peixes e outros bichos do mar no papelão que sobrou da metade da caixa. Encape-os com papel de revista também. Faça um furo em uma das laterais do bicho, passe um arame de pão pelo buraco e amarre. Encape o arame com fita adesiva para que ele não machuque a mão do seu filho.
Faça um nó com o barbante na varinha, o enrole bastante na ponta da madeira e corte o excesso com a tesoura. O tamanho do barbante vai depender da altura da criança que vai brincar, já que o ideal é o que a linha não fique sobrando. Depois disso, pegue um clip e o abra para que ele seja usado como anzol.
Simples de fazer e fácil de brincar. Recortamos alguns peixinhos em cartolina, decoramos com bolinhas adesivas, fizemos um furo na ponta e colocamos um clipe. Para a vara de pescar um graveto, barbante e um ímã amarrado na ponta. Improvisamos uma pequena lagoa de feltro e pronto!
Como Fazer a Barraca De Pescaria – Em uma bacia ou piscina média deve ser colocado uma grande quantidade de areia e nela são presos diversos peixinhos feitos em cartolina e cada um deles deve estar com uma argola ou gancho na boca, para que as crianças possam pescá-los com a vara.
Pescaria. A pescaria é uma das brincadeiras mais conhecidas e tradicionais de uma festa junina. A princípio é uma brincadeira simples, a brincadeira é bastante divertida e consiste em pescar peixes numerados dentro de uma piscina cheia de água ou um recipiente grande com areia.
10 ideias criativas para fazer brinquedos com rolo de papel...
Passo a passo: Comece por fazer o corpo do peixe. Achate uma extremidade do rolo de papel higiénico e corte os cantos. Depois, cole as barbatanas em cada lado do tubo do rolo de papel. Estimule a criatividade dos mais novos, deixando-os pintar os peixes ao seu gosto.
PEIXES de PET Primeiro com fita isolante prende as barbatas de papelão, os olhos feitos com a tampa de garrafa. Depois passa cola na garrafa e vai colando pedaços de papel ou jornal. Deixa secar por 24 hs. Depois passe tinta branca, deixe secar e finalize com tinta colorida.
Passo a passo minions com rolos de papel Primeiro, encher o centro do rolo de papel higiêncio com jornal, para dá solidez e peso ao boneco. Em seguida, faça uma bola de jornal e faça um semi-círculo sobre a parte superior do rolo de papel higiénico deixando redondinha formando a cabeça do boneco.
Origami de Peixe: Dobras Básicas Feche o papel quadrado na dobra em diagonal, para formar um triângulo. No meio desse triângulo, faça outra dobra. Procure fazer vincos bem marcados. Isso vai facilitar bastante o desenvolvimento do projeto todo.
Vamos lá:
Coloque a ponta do compasso sobre o ponto P e desenhe outro arco cortando o arco desenhado no passo anterior em algum ponto (digamos, o R). Ligue os pontos "P" e "R", e os pontos "Q" e "R" usando um escalímetro. A figura PMQR é um quadrado. Você pode apagar as linhas de construção desnecessárias, se quiser.
De cada lado da folha, dobre as duas pontas laterais em direção ao centro, de modo que a parte inferior do losango fique alinhada ao centro do quadrado. Deixe as dobras bem resistentes. Abra as dobras da pipa, uma de cada vez, até que surja um triângulo pequeno na ponta traseira do objeto.