A Segunda Lei de Newton (Princípio Fundamental da Dinâmica) estabelece que a aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional a resultante das forças que agem sobre ele. ... Ou seja, a soma da força vetorial sobre um corpo produzirá uma aceleração desse corpo diretamente proporcional ao seu momento linear.
A terceira lei de Newton, conhecida como lei da ação e reação, afirma que, para toda força de ação que é aplicada a um corpo, surge uma força de reação em um corpo diferente. Essa força de reação tem a mesma intensidade da força de ação e atua na mesma direção, mas com sentido oposto.
Os foguetes funcionam baseados na Lei de Newton, a lei da ação e reação. Os foguetes de combustível líquido geralmente usam hidrogênio e oxigênio líquidos como comburentes, para permitir a queima do combustível, pois no espaço exterior não há oxigênio. ...
Finalmente cabe notar que em uma viagem espacial a fase em que a nave necessita dos seus motores para a propulsionar é transitória, lhe conferindo a velocidade (e a energia cinética) necessária para que aconteça o movimento “por inércia” subsequente.
Contudo, a maioria das naves espaciais atuais são propulsionadas pela liberação de gás pela parte posterior do veículo submetido a velocidades elevadas através de uma tubeira De Laval, formando o que é designado como motor de foguetão (foguete, no Brasil).
Temperaturas abaixo dos 8,8ºC significam que haverá acúmulo de gelo no foguete ou problemas em determinados equipamentos — a explosão do ônibus espacial Challenger, em 1986, matou sete pessoas porque os anéis de borracha do foguete ficaram muito frios na plataforma de lançamento na noite anterior, por exemplo.
Depois de aproximadamente oito minutos e meio, a uma altura superior a 100 km, o tanque externo se desprende do ônibus espacial e cai. Destino diferente têm os foguetes auxiliares que se separam antes do tanque externo e têm sua queda amortecida por pára-quedas, caem num raio de 220 km.
O tanque externo é o componente do veículo de lançamento do ônibus espacial que contém o combustível de hidrogênio líquido e oxigênio líquido oxidante. Durante a decolagem e ascensão, é responsável por fornecer combustível e oxidante sob pressão para os três motores principais do ônibus espacial (SSME) no orbitador.
Os foguetes carregam combustível, que é queimado dentro de uma câmara. O combustível queima quando é misturado ao gás oxigênio e acendido. Quando o combustível queima, emite gás quente, que sai por uma abertura na parte traseira da câmara. A força do gás, movendo-se para trás, empurra o foguete para a frente.
hidrazina
1950
Vostok 1
Apollo 17 foi a sexta e última missão tripulada do Projeto Apollo à Lua, realizada em dezembro de 1972.
De 1981 a 2011, um total de 135 missões foram realizadas com os ônibus espaciais, todas sendo lançadas do Centro Espacial Kennedy na Flórida.
No total, foram feitas onze missões tripuladas no projeto Apollo, e seis delas pousaram na Lua, no total de doze astronautas que caminharam no solo lunar e lá fizeram experimentos científicos.
Estações espaciais construídas Programa Salyut: Salyut 1, Salyut 4, Salyut 6 e Salyut 7. Programa Almaz: Salyut 2, Salyut 3 e Salyut 5. Skylab.
Quatro ônibus espaciais foram inicialmente construídos: Columbia, Challenger, Discovery e Atlantis. Destes, Challenger e Columbia foram destruídos em acidentes de missões em 1986 e 2003, respectivamente, em que um total de 14 astronautas morreram.
Fora um protótipo de teste, o primeiro ônibus espacial foi o Columbia, que fez sua decolagem inaugural em 12 de abril de 1981. Para pilotá-lo, a Nasa escalou John Young, em seu quinto voo espacial, depois de participar de duas missões Gemini e duas missões Apollo, tendo a seu lado o novato Robert Crippen.
Discovery é o terceiro dos cinco orbitadores que constituíram o programa de ônibus espaciais da NASA....Discovery (ônibus espacial)
Ontem, o ônibus espacial Discovery voou pela última vez: acoplado a um Boeing 747, fez um voo de baixa altitude entre o Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e o Aeroporto Internacional Dulles, em Washington D.C. Agora, ele ficará exposto no Smithsonian National Air and Space Museum (Museu Nacional de Espaço e Ar ...
No ano de 1986, o Challenger sofreu o primeiro acidente no programa com ônibus espaciais. No dia 28 de janeiro, 73 segundos após o seu lançamento, iniciando a missão STS-51-L, a espaçonave explodiu em pleno ar, matando todos os 7 astronautas tripulantes do ônibus espacial.
CABO CANAVERAL
Os ônibus espaciais substituíram o projeto Apollo, que levou o homem à Lua, em abril de 1981. ... Uma das missões mais importantes foi a colocação em órbita do Telescópio Espacial Hubble, em abril de 1990, pela Discovery.
Desses, 6 conseguiram sair da atmosfera da Terra.