Lesões que acometem essa parte do cérebro – ocasionadas por falta de oxigenação, alcoolismo, entre outros – são dificilmente tratadas e revertidas e comprometem a movimentação (a precisão e rapidez dos movimentos deixam de ser eficientes), causando diminuição do tônus muscular, mudanças posturais, alteração da marcha, ...
(Consulte também Considerações gerais sobre doenças do movimento). O cerebelo é a parte do cérebro mais envolvida na coordenação de sequência de movimentos. Controla também o equilíbrio e a postura. Qualquer fator que lesione o cerebelo pode causar perda de coordenação (ataxia).
O bulbo é um órgão condutor de impulsos nervosos, podemos dizer que é a ponte que se comunica entre o cérebro e a medula espinhal, uma lesão nessa região pode causar morte instantânea, paralisando os movimentos respiratórios e cardíacos.
O cerebelo é uma região do cérebro que tem como função controlar os movimentos voluntários do corpo, a postura, a aprendizagem motora, o equilíbrio e o tônus muscular.
As causas mais comuns de lesão cerebral são os Traumatismos cranio-encefálicos (TCE) e os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). Outras causas possíveis de lesão cerebral difusa incluem hipoxia prolongada (falta de oxigênio), envenenamento, infecção tais como meningites ou encefalites, e moléstias neurológicas.
Principais sintomas
Coágulo Sanguíneo no Cérebro ou Acidente Vascular Cerebral Um coágulo de sangue no cérebro também é conhecido como um derrame. Um coágulo de sangue no cérebro pode causar uma dor de cabeça súbita e grave, juntamente com alguns outros sintomas, incluindo dificuldade súbita de falar ou ver.
Xarelton dissolve o coágulo em uma trombose venosa profunda? Os anticoagulantes orais não dissolvem propriamente o coágulo. Eles interrompem o processo de coagulação exacerbado pela trombose e o organismo se encarrega de dissolver o coágulo através de um processo chamado fibrinolise.
O tratamento para trombose cerebral deve ser iniciado o mais rápido possível no hospital, uma vez que é necessário tomar injeções de anticoagulantes diretamente na veia, para dissolver o coágulo que está entupindo a artéria do cérebro.
De acordo com a irmã de Ícaro, Briseida Suzuki, o procedimento durou cerca de três horas, e foi bem sucedido.
Durante um AVC, aproximadamente 120 milhões de células cerebrais morrem por hora. Se comparada com a taxa de perda celular que ocorre normalmente, é como se, em uma hora, o cérebro envelhecesse 3,6 anos. Quanto mais rápido o paciente conseguir cuidado médico, maiores são as chances de recuperação.
Levar a pessoa até o hospital assim que os primeiros sintomas surgem, é o que determina o nível de sequelas que o paciente poderá sofrer. Tratar estas sequelas e voltar à vida normal, nos dias de hoje, não é uma promessa ou sonho, mas sim, uma possibilidade plenamente alcançável.
Quando não mata, o AVCI deixa sequelas que podem ser leves e passageiras ou graves e incapacitantes. As mais frequentes são paralisias em partes do corpo e problemas de visão, memória e fala. A falta do sangue, que carrega oxigênio e nutrientes, pode levar à morte neuronal em poucas horas.
Em geral, o tempo médio de recuperação gira em torno de seis meses a um ano. A aposentadoria fica reservada para os pacientes que ficaram com sequelas permanentes e incapacitantes, impossibilitando o paciente de retornar ao trabalho.
Um estudo mostrou maior necessidade de sono em quase metade dos pacientes avaliados entre 21 e 18 meses pós-incidente. Os sintomas podem melhorar ou persistir depois de alguns meses. Dormir ≥ 8 a 9 horas por dia pode levar a um risco 45% maior para AVC. A prevalência de insônia pode ser de 50% após um AVC.
Quanto mais cedo o paciente iniciar seu tratamento de reabilitação após o AVC, mais chances terá de se recuperar. Dependendo a sequela em questão, poderão ser indicadas técnicas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, hidroterapia, psicologia e neuropsicologia.
Motora. É o principal tipo de fisioterapia realizada em pacientes que sofreram um AVC. Durante o processo, o paciente treina como realizar os movimentos básicos e recupera o controle sobre sua mobilidade, fortalecendo os músculos e ossos.