O objetivo central de WCM é zerar as falhas, perdas, defeitos, resíduos, entre outros problemas. ... O WCM deve ser utilizado nas empresas em etapas, a partir de treinamentos, mudanças nos processos da corporação e práticas claras, tendo compromisso no direcionamento e nos resultados.
Um programa WCM é baseado em 10 pilares técnicos e 10 pilares gerenciais.
Atividades que não agregam valor (NVAA) são as que podem ser eliminadas sem que haja deterioração no desempenho da empresa (custo, funcionalidade, qualidade e valor agregado).
substantivo masculino Ação ou efeito de desperdiçar, de não aproveitar da maneira como deveria; falta de proveito; perda: desperdício de água. ... substantivo masculino plural Tudo aquilo que não se consegue aproveitar; sobras: desperdícios de pneus. Etimologia (origem da palavra desperdício).
Desperdício. Por fim, falaremos dos desperdícios, que são recursos utilizados sem que agreguem valor ao produto ou serviço, e por consequência, para o cliente. Em geral, são materiais ou tempo usados além do necessário ou de forma indevida e que acabam por aumentar os gastos da empresa.
“Perda e desperdício são coisas diferentes. ... A primeira refere-se à perda no processo de produção, pós-colheita, armazenamento e transporte, enquanto o segundo está diretamente relacionado com o consumidor e com hábitos de consumo”, explicou ele.
– Perda: privação de alguma coisa que se possuía; – Desperdício: esbanjamento, desaproveitamento. #PERDA: Perda é o trabalho que adiciona custo, mas não adiciona valor e é deduzida pela diferença entre o esperado e o resultado obtido, dada certa quantidade de recursos de entrada.
No Brasil, grande parte do desperdício de alimentos acontece durante o manuseio e logística da produção: na colheita, o desperdício é de 10%. Durante o transporte e armazenamento, a cifra é de 30%. No comércio e no varejo, a perda é de 50%, enquanto nos domicílios 10% vai para o lixo.
O ranking dos alimentos mais desperdiçados mostra arroz (22%), carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%) com os maiores percentuais relativos ao total desperdiçado pela amostra pesquisada.
Compartilhe por De acordo com um resumo preliminar do relatório do IPCC, entre 25 e 30%, ou seja, dois alimentos produzidos anualmente para consumo humano — cerca de 1,3 bilhão de toneladas — são perdidos ou desperdiçados a cada ano. Um número que aumentou 40% desde 1970 e representa 200 calorias por dia por indivíduo.