Percebe-se o quanto o educador é responsável pela formação do indivíduo, juntamente com a escola que deve desempenhar o papel de favorecer a solidariedade humana e principalmente a tolerância recíproca. Essa tolerância recíproca refere-se às diferenças humanas no jeito de ser, de falar de cada educando.
Diante disso, o que se pode observar é que o educador contemporâneo é aquele que busca despertar no educando a autocrítica, fazendo com que o aluno aprenda a ser um sujeito ativo, expondo suas opiniões sempre que necessário, pois diante das adversidades tanto aluno quanto professor devem se adequar ao novo, tornando – ...
A escola tem papel primordial na vida do educando, tendo como foco precípuo ser organizada, sistematizada e transmitir – além de tudo – o conhecimento. O seu desenvolvimento está inteiramente ligado à sociedade, uma vez que essa evolui, a escola deve evoluir também.
A parceria com a família é uma ponte para a relação entre escola e comunidade. ... Eles devem ser incluídos não só quando for preciso resolver alguma questão do aluno, mas em diversos momentos da rotina escolar. Quando as famílias têm uma imagem positiva da escola, elas expressam isso nas suas relações pessoais e sociais.