É aí que entra o importante papel do médico alergista (também chamado de alergogista), especialista na identificação de alergias e nos cuidados com os pacientes doentes.
Um exame de sangue para alergia, também chamado de exame de sangue para IgE específica, mede a concentração de anticorpos IgE específicos no sangue. Qualquer nível detectável de IgE específica indica uma sensibilização a um alérgeno específico.
O primeiro passo é procurar um médico otorrinolaringologista ou um clínico geral. O profissional vai identificar a causa dos sintomas e por isso é importante que você relate tudo que sente quando está com suspeita de uma crise de sinusite.
O teste de alergia é realizado pelo método de puntura, onde se perfura a gota do alergeno (substância a ser testada e agente causal da alergia) colocado na pele com um puntor ou agulha. Esta puntura é bem superficial e praticamente indolor.
O raio-x dos seios da face é o exame mais adequado para diagnosticar um quadro de sinusite ou de rinossinusite. A técnica identifica mesmo inflamações profundas ou obstruções físicas que dificilmente seriam percebidas por outros meios.
6x de R$ 31,83.
A alergia dermatológica pode apresentar os seguintes sintomas:
Os sinais menos graves que podem ocorrer perante a alergia a um medicamento são:
Segundo a Anvisa, a alergia medicamentosa pode ocorrer de forma imediata (30 minutos até duas horas após o uso), aceleradas (duas a 48 horas depois) ou tardias (48 horas mais tarde). Assim, você evita que a solução para o seu problema se torne outro, potencialmente mais grave.