A doma racional dos equídeos é um processo de aprendizagem que pode se iniciar a partir do seu nascimento ou desmame (6 meses de vida) indo até, aproximadamente, 4 anos de idade. Clinicamente, se recomenda que o animal não seja montado antes da idade de 3,5 anos.
Primeiros passos para domar um cavalo
Portanto, ao se aproximar do potro para dar início às atividades de doma, deve-se conversar com ele a fim de chamar sua atenção e evitar movimentos rápidos para não assustá-lo. Em uma doma bem sucedida, o cavalo percebe o homem como amigo, como alguém mais forte do que ele e como um líder no qual se pode confiar.
Não é necessário ter um espaço diferente. O local precisa ter espaço, muito capim e área para você construir suas instalações internas e as baias (falaremos disso mais tarde). Também é importante que seja uma região que tenha fácil acesso para as pessoas – mesmo que seja na área rural.
Haras é definido como um local onde se cria cavalos. Esse espaço deve ser exclusivo para essa finalidade e, geralmente, é reservado por raças, para que seja mais fácil direcionar os cuidados dos quais elas necessitam.
Por exemplo, em uma altura de cernelha de 1,60m é necessária uma área de 10,2m². Por isso, as medidas usuais para baias são de 3,2 x 3,5m (11,2m²). Já para animais em reprodução o recomendado é 4 x 4m (16m²). A medida mais estreita deveria ser no mínimo 1,5 vezes maior que a cernelha, e a porta de no mínimo 1,20m.
Como regra geral para cavalos de equitação: área mínima (em m2) = [altura de cernelha (m) x 2]2. Em uma altura de cernelha de 1,60m é necessária uma área de 10,2m2. As medidas usuais para baias são de 3,2 x 3,5m (11,2m2). Para animais em reprodução também 4 x 4m (16m2).
Confira 5 dicas para ter a baia ideal para o seu cavalo
Você pode começar esse processo ao: Simplesmente passar um tempo com o cavalo no estábulo, na arena ou no pasto. Puxe uma cadeira e apenas se sente com ele, ou caminhe perto dele devagar – sem chegar muito perto – deixando-o se acostumar a ter você por perto.
Dicas
Use a linguagem corporal para se comunicar. Usar a linguagem corporal para dar comandos é mais assertivo. Mantenha uma postura ereta diante do cavalo e olhe-o diretamente nos olhos. Se você quiser enfatizar ainda mais um comando, incline-se na direção do cavalo e mantenha um ar de seriedade em sua expressão facial.
Os animais se comunicam utilizando sinais, que podem incluir pistas visuais; auditivas ou baseadas em sons; químicas, envolvendo feromônios; ou táteis, baseadas em toque.
Como se fala "cavalo" em inglês
Se cavalo é ansioso ou nervoso? Ajude-o a manter a calma e evitar um colapso
Caminhe ao lado do ombro do cavalo. Se conduzir pela frente, puxando-o ou a olhar de rente, o animal resistirá. Segure na trela com uma das mãos a 30-45cm do cabeção, e use a outra mão para a ponta da trela. Terá mais possibilidade de o segurar se o animal der um puxão.