A superfície superior do palato duro é o assoalho da cavidade nasal e é forrada por epitélio respiratório ciliado. É formada pela língua e região sub-lingual, cujo assoalho é formado pelo músculo milo-hióideo.
O palato mole é a extensão muscular posterior do palato duro, e juntos eles formam o teto da cavidade oral e o assoalho da cavidade nasal.
O palato, que é o céu da boca, divide-se em duas partes. A parte anterior possui sulcos e é dura (palato duro).
O Palato mole é um tecido macio que constitui a parte de trás do céu da boca.
O palato duro separa as cavidades oral e nasal, limitando a cavidade oral superiormente e formando o teto da boca e o assoalho da cavidade nasal, inferiormente. Essa estrutura óssea é constituída de três ossos do crânio, a maxila e o par de ossos palatinos.
Além disso, podem ser feitos bochechos com água morna e sal 3 vezes ao dia ou chupar gelo, já que ajuda a aliviar a dor e a inflamação. É importante também evitar o consumo de alimentos muito ácidos, como kiwi, tomate ou abacaxi, por exemplo, pois podem causar mais inflamação e, consequentemente, mais desconforto.
O véu palatino, também denominado, palato mole ao qual corresponde o terço posterior, é uma estrutura suave e parcialmente móvel, que separa a cavidade bucal da faringe num estreitamento denominado istmo das fauces.
A úvula alongada pode ser decorrente de sua vibração, geralmente, por roncos que podem estar associados à apnéia do sono ou não. Sugiro avaliação com Otorrino, de preferência, com especialização em Medicina do Sono.
O “sininho”, “campainha”, “goela”, se chama úvula e tem duas funções: emitir sons e deglutir os alimentos. Ela não trabalha sozinha: integra o palato mole, a parte mais interna do céu da boca.
Para tirar os cáseos que ficam presos nas amígdalas, pode-se realizar um gargarejo com água morna e sal ou com um enxaguante bucal, cerca de duas a três vezes ao dia ou remover manualmente com a ajuda de um cotonete, por exemplo.
Opções naturais para garganta inflamada
Remédios para garganta inflamada com pus