Chamado de men (麺, めん) em japonês, o macarrão japonês (também conhecido como noodles) é um alimento básico na culinária japonesa. Muitas vezes visto como uma comida conveniente, os muitos tipos podem ser apreciados de diversas maneiras, como gelados com molhos, em sopas, frito ou em saladas.
Este tipo de massa japonesa, por vezes também conhecida como espagete de celofane, pode ser feito de vários tipos diferentes de amido, entre eles amido de batata, batata-doce, arroz, soja, e o mais comum, de feijão mung.
Tradicional em diversos países asiáticos, o bifum é feito basicamente de arroz e água, o que o torna uma boa alternativa para os veganos, já que não possui ingredientes de origem animal. O macarrão tradicional leva farinha de trigo refinada e água, mas algumas marcas usam ovos.
Assim como o bifum, o harussame é um tipo de macarrão muito comum na culinária oriental. ... E, para mim, a maior diferença é a textura do macarrão: o harussame é mais transparente e gelatinoso enquanto que o bifum é mais leitoso e quebradiço.
"Porém, devemos lembrar que ambos os alimentos possuem diferentes níveis de qualidade. Por exemplo, o macarrão integral e o arroz integral são nutricionalmente melhores que o macarrão comum e arroz branco, pois possuem mais fibras, menor índice glicêmico, mais vitaminas e promovem maior saciedade", explica Oyama.
De origem chinesa, o macarrão de arroz é rico em benefícios à saúde. Valéria Goulart explica que esse tipo de massa não tem gorduras saturadas e conta com menor índice glicêmico que o macarrão de trigo. Além disso, não tem glúten e é ideal para quem quer manter o peso ou emagrecer, garante a especialista.
Relatório básico: Macarrao, de arroz, cozido