A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. ... Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa.
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização do câncer de mama. Seu nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra a doença e a importância da prevenção e diagnóstico precoce. Quando se trata de saúde da mulher, um dos principais temas abordados é o câncer de mama.
O laço Cor-de-Rosa não é somente um símbolo para o câncer de mama, mas também um símbolo para a marcha de Dime e do seu esforço na luta dos nascimentos prematuros para salvar os bebes e descobrir a cura para deficiências após o nascimento. O Laço Cor-de-Rosa representa também os pais biológicos e o câncer nas crianças.
Se você vive neste mundo, deve ter notado que em outubro a cor rosa toma conta. ... A cor faz parte de um movimento nomeado Outubro Rosa, que visa conscientizar mulheres e homens no mundo todo sobre a prevenção do câncer de mama através do diagnóstico precoce. O nome remete a cor do laço rosa que é o símbolo da campanha./span>
A origem da cor tem a ver com a origem do laço, símbolo de ambas as campanhas: Nancy Brinker perdeu sua irmã Susan para o câncer de mama e após ter visto o ator Jeremy Irons usar um laço vermelho – ele chamava a atenção para a Aids – no terno durante uma premiação, inspirou-se para criar o que viria se tornar a marca .../span>
Presença de linfadenopatia axilar. Aumento progressivo do tamanho da mama com a presença de sinais de edema, como pele com aspecto de casca de laranja. Retração na pele da mama. Mudança no formato do mamilo.vor 7 Tagen
Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.
Formado por células metastáticas, esse tipo de tumor apresenta-se como o estágio avançado da doença, com disseminação das células tumorais da mama para outros locais do corpo. O câncer de mama quando diagnosticado precocemente aumenta as chances de cura, evitando que as pacientes evoluam para um cenário metastático.
Na maioria das vezes, o câncer pode ser detectado em suas fases iniciais, antes mesmo de apresentar qualquer sintoma. Isso porque existem exames como a mamografia, que utiliza a radiação para conseguir criar imagens de dentro da mama, podendo revelar a presença de tumores ainda muito pequenos.
Os resultados da mamografia sempre indicam em que categoria BI-RADS a mulher se encontra, onde o 1 significa que o resultado está normal e o 5 e 6 provavelmente são indicativos de câncer de mama./span>
Significa que há algum achado com grande probabilidade de ser benigno, ou seja, de não se tornar um tumor. Em geral, a probabilidade é maior que 98%./span>
BI-RADS 2. Significa que você tem na mamografia alguma imagem que não tem qualquer suspeita para câncer. Pode não ser um exame normal, ou seja, ás vezes tem calcificações de aspecto benigno (do bem) ou nódulos (alguma bolinha), mas cujo aspecto não lembra em nada um câncer de mama.
Será realizada uma biopsia do tecido suspeito, que indicará se existe ou não o risco de desenvolver o câncer; Categoria 5 – os resultados indicam uma anomalia que tem 95% de chances de ser um tumor. Nesse caso, uma biopsia também é necessária.
A classificação Birads é uma padronização do laudo da mamografia e do ultrasom com vistas a uma classificação de risco do resultado de exame. O Birads 3 sugere uma lesão “PROVAVELMENTE BENIGNA”, mas que, devido a um pequeno grau de suspeita, o intervalo entre os exames deve ser reduzida para 6 meses ao in és de 1 ano.