O campeão brasileiro em população é Campo Grande, no Rio de Janeiro, com 336.
693,8 km²
“O caminho das águas em Salvador – Bacias hidrográficas, bairros e fontes”. Este é o título do mais recente estudo sobre delimitações territoriais e dos mananciais hídricos da cidade. O trabalho é decorrente de iniciativa da UFBA-Universidade Federal da Bahia.
Os 32 bairros de Salvador na lei 1.
Confira os 170 bairros de Salvador:
As subdivisões de Salvador são os bairros, como também outras repartições do território do município brasileiro de Salvador. ... Tradicional e historicamente, Salvador é dividida em Cidade Alta e Cidade Baixa, com base na Falha Geológica de Salvador.
A cidade se desenvolveu na parte plana do alto da escarpa, uma elevação abrupta do terreno que favorecia a defesa, na Cidade Alta. Já a área da Cidade Baixa na capital recebeu diversos barcos a vela ao longo de quatro séculos, particularmente os saveiros, típicos da região.
Tem esse nome porque foi ali, no centro da praça, que foi instalado um pelourinho — local em que os escravos eram castigados por seus senhores. Hoje é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, por preservar um conjunto arquitetônico colonial típico do barroco português.
As duas se fundam a princípios da colonização portuguesa - a primeira foi fundada em 1549 e a segunda em 1565. ... São fortalezas de proteção do território português e as duas foram capitais do Brasil por, aproximadamente, 200 anos cada – Salvador de 1549 a 1763 e o Rio de 1763 a 1960.
A Cidade Alta trata-se da parte maior e mais moderna área da cidade de Salvador, capital da Bahia. Liga-se à Cidade Baixa por diversas vias, e, claro, pelo Elevador Lacerda. Os turistas frequentam a região, embora esta não seja a mais procurada pelos mesmos.
Resposta. Resposta: Salvador foi construída nos moldes das cidades portuguesas, e até as pedras de seus edifícios eram trazidas da metrópole. Erguida no alto de uma escarpa, entre a Baía de Todos os Santos e os morros, Salvador foi a primeira cidade planejada do Brasil.
A primeira Capital do País A escolha de Salvador, inicialmente nomeada de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, deveu-se ao fato de a Região Nordeste ter a maior extração de pau-brasil, bem como ser a principal produtora de açúcar. Além disso, sua localização facilitava a exportação desses produtos.
Rio de Janeiro
Chegando ao litoral da Bahia, o primeiro governador-geral do Brasil fez com que a cidade de Salvador fosse criada como primeira capital do território colonial. Essa opção foi, na verdade, o cumprimento de uma das várias ordens entregues pelo rei de Portugal, através de um documento chamado “regimento real”.
No Brasil, também houve pelourinhos na época colonial, trazidos por D. Maria I, e também antes, servindo como símbolos do poder público e lugar de castigo para criminosos, negros escravizados que lutavam por liberdade e homossexuais, inclusive se improvisavam nos navios os chamados Pelourinhos, para a Pena e/ou Pecado.
O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado pela Coroa de Portugal na América Portuguesa a partir de 1548. Seu objetivo era centralizar a administração da Colônia. ... O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa.