Base 2 a 5
Álgebra Exemplos Reescreva a equação como x=log3(243) x = log 3 ( 243 ) . O logaritmo base 3 de 243 é 5 .
No último exemplo o logaritmo de 81 na base 3 é 4, pois 4 é o expoente que a base 3 deve usar para resultar 81.
1. 2. 3.
Resposta: Para se obter logarítimo de 64 com base no número 8, tem que se elevar o 8 ao quadrado, ou seja, elevar à potência 2. Sabendo -se que 64 é produto de multiplicação de 8 x 8, o logaŕítimo de 64 base 8, é 2.
Sendo assim, para calcularmos o valor do logaritmo log(100), vamos igualá-lo a uma incógnita. Dito isso, temos que log(100) = x. Note que não está explícito o valor da base. Isso significa que a base é igual a 10.
Para calcular o logaritmo de uma fração, usamos a propriedade log a/b = log a - log b. log 14/10 = log 14 - log 10. 1,146 - 1 = 0,146.
Basta aplicar a potência no inverso do número: Mas e quando a potência apresenta uma fração no expoente ou um número decimal? Nesses casos, basta transformar a potência em uma raiz!
Leibniz era de opinião que um número negativo não tinha logaritmo real porque toda potência de expoente real de um número positivo a, é um número positivo; isto é, ax = y onde a > 0 e x ∈ IR. Bernoulli afirmava que números negativos têm logaritmo real, e ainda, que log (-x) = log x (Lima, 1991).
A expressão "log de x" ou "log x" denota um logaritmo de x na base 10. Então, quer-se saber quanto à existência do logaritmo de 0 na base 10. Sabendo que o logaritmo de 0 na base 10 é igual ao número a que se deve elevar 10 para que o resultado seja 0, podemos afirmar que o logaritmo de 0 na base 10 é indefinido.
Quem conhece os logaritmos, sabe que dois de seus três termos possuem algumas restrições quanto aos valores numéricos que podem assumir. Se a base de um logaritmo não for um valor maior que zero e diferente de 1, ou se o logaritmando desse mesmo logaritmo não for um valor positivo, então o logaritmo não poderá existir.
Para usar a tecla log no cálculo do valor do logaritmo de base 10, por meio da calculadora científica, digita-se inicialmente o valor do qual logaritmo desejamos e a seguir pressiona-se a tecla log, respectivamente.
CÁLCULO DO LOGARITMO CALCULADORA FINANCEIRA (HP 12c) 1. Digita-se o número; 2. Clica-se no botão azul ('g') 3. Clica-se no botão LN (Logaritmo qualquer) para inserção da base do logaritmo sempre trabalharemos com a base 10); 4.
A Log Base 2, também conhecida como logaritmo binário, é o logaritmo da base 2. O logaritmo binário de x é a potência à qual o número 2 deve ser elevado para obter o valor x. Por exemplo, o logaritmo binário de 1 é 0, o logaritmo binário de 2 é 1 e o logaritmo binário de 4 é 2.
Para calcular o valor de log(5), basta utilizar a propriedade de subtração de logaritmos de mesma base. Primeiramente, observe que 5 = 10/2. Então, o log(5) é o mesmo que log(10/2).
Por exemplo, ao escrevermo log28 (lê-se logaritmo de 8 na base 2), estamos procurando o número a que devemos elevar o 2 para que a resposta seja igual a 8. Log28 = 3, pois 2³ = 8.
As propriedades dos logaritmos são propriedades operatórias que simplificam os cálculos dos logaritmos, principalmente quando as bases não são iguais. Observação: quando não aparece a base de um logaritmo consideramos que seu valor é igual a 10.
Quando a base é igual ao logaritmando, o logaritmo é sempre 1, pois a1= a . O logaritmo de potência da base é sempre o expoente dessa base pois an = an. Um número a, elevado ao logaritmo de b na base a, é sempre igual a b. Dois valores são iguais, então, seus logaritmos, na mesma base, também são iguais.
O log de 3 na base 10 será aproximadamente 0,48. O logaritmo é um operador matemático que representa o exponencial de um certo número de maneira diferente. Por exemplo: 10ˣ = 1 → log ₁₀ 1 = x. No exemplo acima, a base será 10, o logaritmando será 1 e o logaritmo será x.
O log de 60 é 1,77. Observe que 60 = 2².
Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.