Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. ... No exemplo indicado, 3 é a base e 5 o expoente.
A leitura é sempre feita começando pelo número que está na base elevado ao número que está no expoente, como nos exemplos a seguir: Exemplos: a) 4³ → Quatro elevado a três, ou quatro elevado à terceira potência, ou quatro elevado ao cubo. b) 34 → Três elevado a quatro, ou três elevado à quarta potência.
Mas esse resultado poderia ter sido obtido mais rapidamente através do cálculo 2 x 7 = 14.
2 elevado a 4 = 16. Espero Ter Ajudado !
As potências são operações matemáticas cujas propriedades podem facilitar a realização de cálculos e a simplificação de expressões. As quatro operações matemáticas básicas são adição, subtração, multiplicação e divisão, entretanto, não são as únicas operações existentes.
A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:
Podemos dizer que potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais, se temos a seguinte multiplicação: 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2, podemos representá-la usando a potência 26, onde 2 é a base e 6 o expoente (Leia: dois elevado a sexta potência). Todo número diferente de zero e elevado a zero é um.