Há um ano, os volumes estavam em 62% no sistema e 44% no Cantareira. Em 2019, eram 50,6% e 41,5%, respectivamente; em 2018, os mananciais estavam com 52,3% e seu principal reservatório estava com 45,2%; por fim, em 2017, os números eram 52,2% e 47,6%.
O sistema Produtor Alto Tietê é composto pelas represas de Ponte Nova, Paraitinga, Biritiba, Jundiaí e Taiaçupeba, que juntas possuem uma capacidade de armazenamento de cerca de 575 bilhões de litros, formando o segundo maior sistema da Região Metropolitana de São Paulo.
Guarapiranga
A região metropolitana de São Paulo é abastecida por seis sistemas de água: Cantareira, Alto Tietê, Guarapiranga, Rio Grande, Alto Cotia e Rio Claro.
A Grande São Paulo conta com sete reservatórios de água para abastecimento.
Represas do Brasil
Sistema Cantareira
Para suprir a demanda de aproximadamente 5,6 bilhões de litros diários (ou 65 m3/s) para abastecer seus habitantes, a RMSP importa quase metade da água das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, através do Sistema Cantareira, localizado parte no Estado de SP e parte em MG.
Conheça as etapas do tratamento de água
A água captada de rios ou represas vem com folhas, peixes, lodo e muitas bactérias. Para chegar às casas limpa e sem cheiro, ela passa cerca de três horas dentro de uma estação de tratamento (ETA), o que inclui fases de decantação da sujeira, filtragem e adição de cloro e flúor, entre outras etapas.
Para a CAEMA nada é mais importante do que a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente. Captar a água bruta, torná-la potável e distribuí-la não é tarefa fácil, pois a CAEMA tem um gasto muito alto com produtos químicos, materiais e mão de obra especializada. ...
Além de trazer mais saúde, a água limpa em todos os pontos da casa protege os aparelhos domésticos, diminui a necessidade de trocas, manutenções e limpeza (da caixa d'água principalmente), previne entupimento de orifícios e incrustações que danificam precocemente os equipamentos.