Se você alterou seu arquivo, mas deseja sair sem salvar, use o comando : q! . O comando : q sai do editor, mas ele só será permitido se você não tiver feito alterações desde sua última gravação (sua última gravação).
O editor aberto com o comando crontab -e é o vi, portanto, para salvar e sair, utilize os mesmos comando do vi.
A configuração do cron geralmente é chamada de crontab. Para configurar um crontab por usuário, utiliza-se o comando “crontab“, junto com um parâmetro, dependendo do que você quiser fazer.
Trata-se de um programa do Linux executável em segundo plano (ou seja, um daemon), capaz de executar tarefas automaticamente. Como o serviço funciona? Quando iniciado, o Cron faz uma varredura (a cada minuto) pelos diretórios que possam conter arquivos nos quais estão guardados os scripts agendados pelo usuário.
Para salvar o arquivo, você precisa sair do modo de Insert e voltar para o modo Normal. Para fazer isso basta apertar a tecla ESC. Agora, pra salvar o arquivo, exatamente na pasta em que você está, basta executar o comando :w. Para sair do arquivo e voltar para o terminal, basta executar o comando :q.
No VI o comando para gravar e sair é :wq (dois pontos+w+q). Vc deve teclar antes para entrar no modo de comando. Usa este editor para fazer as mudanças no arquivo salva e sai do programa. Na parte inferior tem as funçoes, mas basta tecla para acessar o menu.
Primeiramente vamos precisar adicionar o repositório na nossa lista, para isso utilize o comando abaixo:
Para editar o arquivo usando vi basta digitar vi , sendo que o deve ser o nome do arquivo para edição. Após abrir o arquivo, tecle i para entrar em modo de edição.
Como usar o editor Vi. Use sempre a tecla Esc, para ir para a linha de comando do editor, onde vocẽ pode dar as instruções. Sempre que quiser sair, tecle Esc, seguido do comando ':q'. Para sair sem gravar as alterações feitas no arquivo, use o comando ':q!
As combinações mais comuns para Nano são:
Nano é um editor que deve ser executado a partir de um terminal, e se concentra em simplicidade. ... Todas as combinações de teclas para Nano começam com a tecla CTRL. Para executar um comando você deve manter a tecla CTRL pressionada e clicar na segunda tecla para executar a ação.
Copiar (apenas copiar, não cortar) no Nano?
Como Editar o Texto
Linus Torvalds
Comando date – Data e Hora no sistema O comando date é utilizado para mostrar e ajustar data e hora em um sistema Linux. onde BRST será substituído pela abreviação de fuso horário local. Exibe a data (ou hora) desejada, sendo útil em cálculos que envolvam datas.
Para ver a data e hora em um sistema GNU/Linux Debian, use o comando date, sem argumentos ele mostrará a data e hora do sistema no formato definido em timezone. Para ver no formato do horário UTC, use o comando date --utc (ou abreviado como date -u). Veja o página do manual do date.
Em uma planilha, selecione a célula na qual deseja inserir a data ou hora atual. Proceda de uma das seguintes formas: Para inserir a data atual, pressione Ctrl+; (ponto-e-vírgula). Para inserir a hora atual, pressione Ctrl+Shift+; (ponto-e-vírgula).
Exemplo
Use a fórmula =agora() e depois coloque esse código identado em um botão... Só não vai ficar automático né. Tem que digitar algo lá na célula B1 e apertar o botão.
Criar uma lista de datas sequenciais
De uma forma geral para saber os dias entre uma data e outra basta realizar uma subtração, por exemplo: Uma pessoa está esperando ansiosa as suas férias e foi determinado que esse período se inicia no dia e se encerra no dia