12.
Transtorno Específico da Aprendizagem é um termo guarda-chuva que abrange diferentes condições neurológicas que afetam a aprendizagem e o processamento de informações, como a dislexia e a discalculia. O termo é usado para descrever dificuldades específicas para adquirir habilidades acadêmicas básicas.
Veja a seguir as principais características de alguns dos distúrbios de aprendizagem.
O que fazer para ajudar alunos com dificuldade de aprendizagem
5 sinais eficazes para identificar o TA
Transtorno e dificuldade de aprendizagem são termos usados para se referir aos problemas que se manifestam durante a vida escolar da criança.
Problemas de concentração e aprendizado na vida adulta podem ter relação com distúrbios neurológicos não diagnosticados na infância. Em algum momento, todos já tivemos dificuldade para memorizar um pedido do chefe ou mesmo de compreender o sentido de um determinado texto no trabalho ou na faculdade.
A dislalia pode ser subdividida em quatro tipos: Dislalia evolutiva: considerada normal em crianças, sendo corrigida gradativamente durante o seu desenvolvimento. Dislalia funcional: neste caso, ocorre substituição de letras durante a fala, não pronunciar o som, acrescente letras na palavra ou distorce o som.
As dislalias orgânicas podem resultar de malformações congênitas , tais como o lábio leporino , por exemplo, de traumatismos dos órgãos fonadores, de alterações da inervação desses órgãos, de línguas hipotônicas (flácidas), de alterações na arcada dentária ou de dificuldades respiratórias.