É o caso desse aí, acima, cuja correção é: Batatinha quando nasce ESPALHA A RAMA pelo chão, pois batata que se preza nasce e fica enterrada, e não acima do solo. Uma outra expressão, também popular, é dita e cantada por aí, sem o menor constrangimento: Cor de burro quando foge.
Batatinha quando nasce, espalha rama pelo chão. (Fazendo referência às raízes da batata.) Expressão conhecida: Quem não tem cão, caça com gato.
Segmentos do caule, que são também conhecidos como ramas ou ramas- semente, são muito utilizados para o plantio comercial da batata-doce.
Para usar esta técnica precisa de uma batata-doce e de um copo com água. Coloque a batata-doce num copo de água e cubra apenas o tubérculo de forma parcial. Depois de alguns dias irá observar que a batata-doce criou raízes e rama, tal como mostra as imagens abaixo.
Corte cada folha deixando 1 cm de ramo a cada lado do nó. De cada nó com folha, sairão as raízes para a futura muda pois, é neles (nos nós) que estão as gemas reprodutivas. 3. Coloque essas folhas preparadas dentro de um vidro com água potável até enraizarem.
Veja como fazer:
A cultura da batata-doce é responsiva à adubação nitrogenada e potássica de cobertura, porém, os maiores incrementos de produtividade são alcançados com as doses de N e K combinadas. A adubação de cobertura com N e K não acarreta em aumento da quantidade de raízes tuberosas impróprias para a comercialização.
Lua nova
A adubação de cobertura com nitrogênio, quando utilizada, deve ser feita no inicio da formação dos tubérculos, aproximadamente aos 30-35 dias do plantio, aplicando-se sulfato de amônia, nitrocálcio ou uréia (300 kg/ ha), lateralmente às fileiras das plantas.