Jelena Rozga
croata
Quem toca violino é um violinista, enquanto o responsável pela viola d'arco é o violetista. Em uma orquestra, as violas e violinos fazem parte da família de cordas, junto dos violoncelistas.
Diferentemente do violão, o violino é um instrumento de cordas friccionadas, pois seu som é extraído com o auxílio de um arco que fricciona as cordas, e é considerado o menor e mais agudo deste grupo instrumental.
Estrutura do instrumento Uma das grandes diferenças entre os dois instrumentos é as cordas. A viola tem 10 cordas divididas em 5 pares, o que dá ao som sua clássica característica sertaneja. Em contrapartida, o violão comum possui 6 cordas.
A viola caipira é descendente de Portugal, mas sua origem está atrelada a instrumentos musicais da Arábia, como é o caso do chamado alaúde. ... A viola caipira é feita de madeiras rústica típicas do Brasil, cuja matéria prima principal é o pinho além do jacarandá, também bastante utilizado para confecção do produto.
O executante da viola caipira usa suas cordas bem frouxas, o que, ao lado do processo de afinação, da forma de se extrair sons destacados, e de seu toque, lhe confere uma sonoridade única. Como suas cordas são fabricadas com o aço, demanda-se o uso de palheta, dedeira ou então longas unhas para sua execução.
As violas portuguesas chegaram ao Brasil trazidas por colonos portugueses de diversas regiões do país e passou a ser usada pelos jesuítas na catequese de indígenas. Mais tarde, os primeiros caboclos começaram a construir violas com madeiras toscas da terra. Era o início da viola caipira.
alaúde
Cebolão
Tem sua origem nas violas portuguesas, oriundas de instrumentos árabes como o alaúde . As violas são descendentes diretas da guitarra latina, que, por sua vez, tem uma origem arábico-persa. ... Entre eles a viola, que era já naquela época muito popular..
APITO – é um dos mais básicos. Deriva do Espanhol pito, palavra de origem onomatopaica, ou seja, que imita algum som. FLAUTA – vem do Francês flûte, do Provençal antigo flaut, com origem incerta, possivelmente relacionado ao Latim flare, citado pouco acima.
A viola e a música sertaneja No início, a música caipira valorizava em muito a voz do cantor, que muitas vezes era somente acompanhado por uma viola. ... Que foi se tornando cada vez mais o símbolo da música caipira. Além do talento de seus representantes, a viola era a chave para a música feita no campo.
– A 5ª e 6ª cordas são chamadas de “Turina”, afinadas em Sol Sustenido Grave (G#). – A 7ª e 8ª cordas são afinadas em Mi Grave e Mi Agudo (E) respectivamente, e são chamadas de “Toeira”. – A 9ª corda é afinada em Si Grave (B), e a 10ª corda em Si Agudo, sendo conhecidas como “Canotilho”.
Mesmo com seu sucesso confirmado dentro e fora do Brasil, o sertanejo é um gênero musical totalmente brasileiro e em seu estilo caipira são utilizados instrumentos artesanais típicos do Brasil-Colônia, como a viola, acordeão e gaita, que são totalmente voltados para o público rural.
Sertanejo universitário
Para escapar do preconceito, a música caipira foi denominada música sertaneja e agregou novos instrumentos e temas ao seu repertório. Nos anos 70, duplas como Milionário & José Rico incorporaram o jeito de cantar e instrumentação oriunda da música ranchera mexicana.