São aqueles que substituem os substantivos, indicando diretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.
Função sintática dos pronomes relativos. ... A partir dessa relação é possível reconhecermos a função desse pronome dentro do período, que pode ser de Sujeito, Objeto Direto, Objeto Indireto, Complemento Nominal, Predicativo do Sujeito, Agente da Passiva e Adjunto Adverbial.
Eles ajudam na não repetição do substantivo. como por exemplo: Ana gosta de jantar, Ana gosta de pizza e aquela mesa é de Ana. Ao invés de eu ficar repetindo o substantivo "Ana", eu posso substituir por um pronome, no caso dela ou ela, como por exemplo: Ana gosta de Jantar, ela gosta de pizza e aquela mesa é dela.
Funções gramaticais dos pronomes Ou seja, essas palavras só adquirem significação dentro de um contexto, que é variável. ... Desse modo, o restante dos pronomes tem como função primordial se referir às pessoas do discurso ou se relacionar com elas, indicando a sua situação no tempo ou espaço dentro do contexto apresentado.
Palavras que indicam posse Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.
Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.
Os pronomes possessivos são os tipos de pronomes que fazem uma referência às pessoas do discurso indicando uma relação de posse. ... Pronomes possessivos normalmente indicam posse, como por exemplo: meu, minha, teu, tua, seu, sua, etc. Indicando para algo ou alguém.