O estado Theta, com frequência entre 4 a 7,5 hertz, é o estado associado com a meditação profunda. É em Theta também que, durante o sono, nossos olhos se movimentam rapidamente, o chamado sono REM (Rapid Eye Movement), que é considerado extremamente reparador para o corpo.
É simples, basta escolher uma hora do seu dia para se sentar e escutar, como se fosse uma meditação. Isso ajudara na prevenção de depressão e controle da ansiedade. A utilização do fone de ouvidos é fundamental, para que o som seja mais claro e você não se distraia com barulhos.
A forma mais fácil de os utilizar é tocando-os através de um dispositivo multimédia num nível de volume médio-baixo enquanto dorme. Tente dormir uma sesta enquanto escuta ondas alpha ou então ondas delta ou theta para um descanso profundo.
A gravação de um áudio binaural consiste na tentativa de simular a captação de sons pelo ouvido humano. Por isso, são necessários dois microfones, posicionados a cerca de 18 centímetros de distância um do outro. Porém, apenas isso pode não bastar.
A frequência das ondas cerebrais é medida em hertz (Hz), ou ciclos por segundo, e varia da mais alta – 35 Hz, quando estamos bem acordados – a menos de 3 Hz durante o sono. ... Cada desaceleração leva a um estágio de sono mais profundo.
“Escutar música pode ajudar a embalar o sono, porém devem ser evitadas músicas muito agitadas. ... Além de ajudar a dormir, pesquisadores da Universidade de Tübingen, na Alemanha, descobriram que ouvir música na hora de dormir traz benefícios também para a memória.
As ondas sonoras podem contribuir para uma melhor qualidade de sono. Dessa forma, ouvir música antes de dormir pode trazer benefícios, e até mesmo ajuda a dormir mais rápido. ... Programar o tempo da música para um breve horário até adormecer, pode te ajudar a dormir melhor sem prejudicar a higiene do sono.
8 passos para dormir mais rápido e melhor
Confira 13 dicas de como dormir rápido e coloque seu sono em dia:
Insônia — 10 dicas para dormir melhor
Pouco a pouco, vá relaxando as partes do corpo de cima para baixo: pescoço, ombros, braços e pernas. Nessa hora, comece a inspirar e expirar lentamente, sentindo todos os músculos do corpo relaxarem. Dê prioridade para aqueles que você domina (se você é destro, por exemplo, foque no antebraço direito).
Ao deitar na cama, feche os olhos. Inspire contando quatro segundos, segure o ar por mais quatro segundos, solte o ar por outros quatro e fique sem ar por mais quatro segundos. Repita esse processo durante cinco minutos. Em menos de dois meses, garanto que você terá mais qualidade de sono.
Para conseguir você deve seguir os seguintes passos: - Expirar completamente o ar de seus pulmões; - Em seguida, fechar a boca e inalar o ar pelo nariz enquanto conta até quatro, mentalmente; - Depois, segurar a respiração por sete segundos e expirar o ar pela boca contando até oito.
Se você não dormir em 15 minutos, levante-se e vá para outro quarto. Faça algo (algum trabalho manual, leia, monte um quebra-cabeça). Assim que se sentir cansado, volte para a cama e tente dormir. Se não conseguir em 15 minutos, retome novamente sua ocupação.
Dê à sua mente alguns segundos para sentir isso. Ao mesmo tempo, respire profundamente, mantendo o ar por alguns segundos e ao soltar o ar, relaxe. Seus olhos já devem ter se cansado, e naturalmente se fecharão.