- A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação é sempre a mesma: i = i1 = i2 = i3 = i4 .. - A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R .
Como precisa alimentar equipamentos que operam em tensões menores, ele emprega quatro resistores de 100 para construir um divisor de tensão. Obtém-se este divisor associando os resistores, como exibido na figura. Os aparelhos podem ser ligados entre os pontos A, B, C, D e E, dependendo da tensão especificada.
Divisor de tensão
Podemos concluir que as principais diferenças entre circuito série e paralelo, é a forma com que tensão e corrente se comportam. Circuito em séria a corrente é a mesma e tensão diferente sobre as cargas, já em circuito paralelo será ao contrário, mesma tensão e corrente diferente para as cargas.
Voltímetro: instrumento utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; ... Galvanômetro: instrumento utilizado para medir corrente elétrica com escalas geralmente pequenas.
Um voltímetro ideal tem resistência infinita para que ele não desvie corrente do circuito em teste. Por exemplo, em um Divisor de tensão, a resistência interna do medidor pode alterar a proporção das resistências do circuito, o que pode afetar a tensão a ser medida.
As pontas de prova do multímetro devem ser ligadas em série com o circuito desligado, para isso faça um corte no condutor, para obter duas pontas, que podemos chamá-las de A e B. Coloque a ponta de prova vermelha na ponta A do condutor e a ponta de prova preta na ponta B do condutor e isole.
Para medir a tensão arterial com o medidor, deve assim colocar a braçadeira do aparelho, um pouco acima da dobra do braço e apertá-la. Depois, com a mão virada para cima e o cotovelo apoiado na mesa ligue o aparelho e aguarde pelos resultados da leitura.
Um voltímetro digital mostra a voltagem diretamente como números. ... Voltímetros e amperímetros são usados para medir tensão e corrente, respectivamente. Um voltímetro analógico move um ponteiro através de uma escala em proporção à tensão do circuito; um voltímetro digital fornece uma exibição numérica.
Um Voltímetro Digital é um instrumento de medição que serve para mensurar ganho ou perda de tensão entre dois pontos de um circuito elétrico, para isso, o dispositivo possui duas extremidades que devem ser conectadas o mais perto possível da fonte de alimentação.
Um multímetro ou multiteste (multimeter ou DMM – digital multi meter em inglês) é um aparelho destinado a medir e avaliar grandezas elétricas.
Para medir a diferença de potencial ( tensão elétrica ) entre dois pontos de um circuito usamos um instrumento chamado de Voltímetro o qual deve ser ligado em paralelo com os pontos de medida circuito. Desta forma para não interferir na medida o instrumento deve ter resistência interna muito alta.
Se o voltímetro for colocado em série, interromperá o circuito pois sua resistência é muito grande; ou seja, resistência muito grande é o equivalente a colocar uma chave aberta (interruptor) em série com o restante do circuito.
Para medir o valor da corrente elétrica, o amperímetro deve ser conectado em série ao circuito. O amperímetro é um instrumento que possui um circuito e, portanto, tem uma resistência elétrica. ... Os voltímetros medem a tensão aplicada a um elemento de um circuito.
Para medir a diferença de potencial entre dois pontos num circuito, basta tocar nesses dois pontos com os dois terminais do voltímetro. Para usar um multímetro como voltímetro, roda-se o botão para a posição de voltagem contínua e ligam-se os dois cabos de medição nas saídas idetinficadas por COM (comum) e V (volts).