A eleição presidencial no Brasil em 1891 foi a primeira eleição presidencial do país e a primeira eleição indireta.
O primeiro presidente do Brasil eleito pelo voto popular foi Prudente de Morais, eleito presidente da república em 1 de março de 1894.
Sarney assumiu o governo interinamente após a internação de Tancredo Neves, e definitivamente em 21 de abril de 1985, após a morte do qual foi o primeiro presidente civil após mais de vinte anos de ditadura militar no Brasil.
A redemocratização do Brasil Essa situação aconteceu por iniciativa do próprio governo que viu nas eleições legislativas de 1974 a perda da legitimidade do regime. ... Além disso, ao controlar a transição, o governo conseguiu se inserir no novo regime e, portanto, se manteve no poder.
Manuel Deodoro da Fonseca (Alagoas da Lagoa do Sul, 5 de agosto de 1827 — Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1892) foi um militar e político brasileiro, primeiro presidente do Brasil e uma das figuras centrais da Proclamação da República no país.
Após mais de 20 anos de ditadura militar, o Brasil passou por um processo de abertura política e reintegração das instituições democráticas, em um período chamado de redemocratização. A ditadura militar, instaurada em 1964, foi responsável por uma forte censura e opressão aos direitos democráticos.
Também singular foi seu processo de democratização. Tratou-se do caso mais longo de transição democrática: um processo lento e gradual de liberalização, em que se transcorreram 11 anos para que os civis retomassem o poder e outros cinco anos para que o presidente da República fosse eleito por voto popular.
O processo de redemocratização compreendeu uma série de medidas que, progressivamente, foram ampliando novamente as garantias individuais e a liberdade de imprensa até culminar na eleição do primeiro presidente civil após 21 anos de ditadura militar.
Em 1964, os militares, apoiados por parte da sociedade brasileira, destituíram o presidente João Goulart, em nome da segurança nacional. Os militares ficaram 21 anos no poder e alternavam a presidência do país entre si em eleições indiretas. Em 1967, estabeleceram uma nova Constituição.
Em 1988 a população brasileira viu aparecer uma nova constituição nacional, que garantiria em linhas gerais o funcionamento do Estado e a garantia de direitos fundamentais à população. A constituição promulgada em 1988 foi o grande marco da redemocratização no Brasil após a ditadura civil-militar de 1964 a 1985.
Quais foram as medidas tomadas para a redemocratização? Levantamento da censura, anistia e reformulação do quadro partidário.
Durante o processo de redemocratização brasileira, os novos movimentos sociais contribuíram para tornar a democracia um valor social que ultrapassa os momentos eleitorais. Para o autor, que cita os sem-terras e as ONGs no título do texto, esses movimentos contribuiriam para ampliar a democracia no país.
O diálogo, o confronto e o conflito têm sido os motores no processo de construção democrática. Segundo o texto, os movimentos sociais contribuem para o processo de construção democrática, porque: ... Essa medida reforça o caráter democrático da política, pois dificulta que o governo aja de forma unilateral ou autoritária.
Resposta. R: Os movimentos sociais surgem por conta das necessidades existentes na sociedade. Um grupo de pessoas é formado para lutar por seus direitos, agindo de forma coletiva, para alcançar seus objetivos, de mater ou mudar algo, de forma organizada. Atuando na construção de realidades democráticas e cidadãs.
Os novos atores sociais têm buscado com maior empenho formas públicas de atuação (realização de manifestações etc.), procurando, ainda, implementar uma política de relações públicas (contato com jornalistas, elaboração de releases etc.) adequada às condições de produção do jornalismo local.
A expressão “novos movimentos sociais” supõe diferenças em relação aos movimentos sociais tradicionais. ... Normalmente os novos movimentos sociais se articulam através de redes constituindo pautas reivindicatórias coletivas, convergindo interesses, organizando ações conjuntas e buscando visibilidade social.
Os movimentos sociais são formados por grupos de indivíduos que defendem, demandam e/ou lutam por uma causa social e política. É uma forma da população se organizar, expressar os seus desejos e exigir os seus direitos.
Os movimentos sociais podem ser definidos como grupos da sociedade formados com o objetivo de promover mudanças sociais e políticas. Os participantes dos grupos sociais se unem para promover mudanças específicas e de acordo com os anseios, alterações sociais e políticas que desejam conquistar.