Há duas principais espécies de escorpiões mais temidas em solo brasileiro: o escorpião-marrom e o escorpião-amarelo. Esses dois tipos são responsáveis pela quase totalidade dos acidentes com os animais peçonhentos. Ao menor sinal deles, contrate o serviço de dedetização de escorpiões.
Dos golpes filmados, o destaque vai para aquele que é considerado o escorpião mais venenoso do mundo, o Escorpião-Amarelo-da-Palestina, também conhecido como “Perseguidor da Morte” (“Deathstalker”). Além de ser o mais tóxico, é também o mais rápido.
Todo escorpião é venenoso, mas cada um possui um grau de toxicidade. Os escorpiões mais perigosos que habitam o território brasileiro são os escorpiões-amarelos e os escorpiões-marrons.
Os pretos ou de cor marrom, apesar de maiores e mais assustadores normalmente levam a dor local porém sua picada causa uma dor e desconforto mais leves, já o amarelo tem um veneno de potência maior podendo em alguns casos causar até a morte. Na ponta da cauda dos escorpiões há uma espécie de espinho chamado de télson.
Animais peçonhentos são aqueles que possuem glândulas de veneno e que o injetam com facilidade por meio de dentes ocos, ferrões ou aguilhões. Ex.: serpentes, aranhas, escorpiões, lacraias, abelhas, vespas, marimbondos e arraias.
No Brasil, os principais animais peçonhentos que causam acidentes são as serpentes, escorpiões e aranhas. Os acidentes com serpentes, especialmente com jararacas, acontecem mais nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.
O meio utilizado para a inoculação dependerá da espécie do animal, que no caso das serpentes ocorrerá através dos dentes inoculadores de veneno, e nos escorpiões, através do aguilhão localizado na ponta de sua cauda. É importante salientar que os animais peçonhentos agem quando se sentem ameaçados.
Já os peçonhentos não só produzem veneno, como têm estruturas para secretá-lo. Como reconhecê-los? Não há uma regra para identificar se um animal é peçonhento ou não, por isso o ideal é ter alguma noção das características das principais espécies presentes no Brasil e seus representantes peçonhentos.
Um animal é nocivo porque produz ou segrega proteínas lipossolúveis ou polissacarídeos que causar danos específicos a outro ser vivo. ... Por outra parte, os animais Peçonhentos são aqueles que possuem glândulas que producem qualquer substância tóxica (veneno), líquida, sólida ou gasosa, que pode afetar outro ser vivo.
Antes de falar das cobras, porém, vale a pena fazer uma distinção entre venenoso - isto é, o animal que produz a toxina, mas não tem estruturas inoculadoras, como as rãs acima citadas - e peçonhento - o animal que além de produzir a toxina possui estruturas para sua inoculação, as serpentes, por exemplo, possum presas ...