Microscópio. Binóculo. óculos.
Instrumentos para observações astronômicas
Um observatório é o local usado para observações e estudos de eventos terrestres e celestes usado por várias ciências:astronomia, climatologia, geologia, meteorologia, oceanografia, vulcanologia e eventualmente para fins militares.
O telescópio é um instrumento que permite às pessoas enxergar objetos distantes. É um aparelho importante na astronomia, que é o estudo de planetas, de estrelas e de outros objetos no espaço cósmico. Existem vários tipos de telescópio. Alguns deles, os telescópios ópticos, captam a luz dos objetos.
O telescópio Hubble, lançado em abril de 1990, foi responsável pela captação de imagens extremamente importantes para estudos relativos ao universo. Projetado nos anos 1970 e 1980, o telescópio espacial Hubble foi lançado em 1990 e proporcionou uma revolução na Astronomia.
Telescópios são ferramentas que usam lentes ou espelhos curvos para captar e focar a luz. No entanto, diferentemente de um binóculo, um telescópio requer um pouco mais de conhecimento técnico na manipulação. Através deles, conseguimos enxergar objetos celestes de pouca luminosidade ou que estejam a grandes distâncias.
Astrônomos estudam o universo, suas galáxias e corpos celestes, além de observarem modificações do sistema solar por meio de satélites, telescópios e câmeras com alta tecnologia para registrar explosões de estrelas gigantes, como as supernovas, ou surgimento de buracos negros.
O Global Positioning System (GPS) foi comissionado em 1973 pelo exército americano a fim de criar uma tecnologia baseada no espaço capaz de mapear com precisão todo o planeta e que pudesse ser utilizada para navegação.
O telescópio refletor é ideal pra você ver estrelas de pouca luz, nebulosas e galáxias também. E dá pra fixar ele pertinho do chão, ocupando menos espaço e, ao mesmo tempo, com mais sustentação!
As finalidades mais comuns do telescópio são a observação de galáxias, estrelas e planetas e outros objetos e fenômenos astronômicos. Este objeto de observação é composto por duas partes: a ocular, composta por um conjunto de lentes e a objetiva, que pode ser uma lente ou um espelho curvo.
O diâmetro da lente objetiva determina a quantidade de luz que será captada pelo telescópio. Por esse motivo é que os astrônomos fazem uso de telescópios com espelhos de diversos tamanhos de diâmetro para observar astros de baixa luminosidade.
Existem três tipos básicos de telescópios: o refrator, o refletor e o catadióptrico. Cada um tem suas forças e fraquezas, as quais deverão se adaptar ao seu estilo de vida e interesses de observação.