A alternativa que apresenta apenas posições e ideias defendidos pelos iluministas é a que aponta a substituição do misticismo e crenças pela ciência; antropocentrismo; criticas ao mercantilismo e absolutismo.
O Iluminismo foi um movimento intelectual europeu surgido na França no século XVII. A principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.
Os Iluministas defendiam que a Razão deveria ser a guia e a mestra de todo o nosso conhecimento da natureza. Na política, defendiam a divisão dos poderes como necessária para a construção de uma sociedade justa, assim como a separação entre Estado e Igreja e o estabelecimento da igualdade de todos perante a lei.
Portanto, os membros do movimento iluminista foram os principais responsáveis valorização da ciência, alem de produzirem obras que serviriam como base para a ciência que conhecemos hoje, dividiram a química da alquimia e desenvolveram a física e a biologia humana.
A importância do movimento iluminista está no surgimento das ideias que pregavam a liberdade, o desenvolvimento econômico e o fim do Absolutismo; sendo que elas motivaram a Revolução Francesa, o que marcou a Europa.
Vários aspectos da nossa sociedade são iluministas, como: democracia, liberdade de expressão, de imprensa, direitos iguais (pelo menos deveria haver - está lá na Constiuição), organização dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário - desenvolvidos pelos iluministas), os próprios moldes da educação também são ...
O liberalismo ajudou no modo econômico, como o capitalismo e a democracia. Fazendo com que as pessoas comecem seus próprios negócios, ou seja, o Estado passava a ter menos concentração de fábricas e terras.
Resposta: As posições e ideias defendidos pelos iluministas era o fim do Absolutismo, o reconhecimento e estabelecimento dos direitos individuais, tal como a vida, a liberdade e a propriedade privada.