O conflito iniciou-se quando os estados do Sul criaram um movimento separatista e declararam sua independência do país, o que foi motivado pela divergência existente a respeito da abolição da escravidão. Essa guerra foi a pior da história americana, com saldo de cerca de 600 mil mortos.
Seu objetivo neste momento era unir a nação. Como o Sul estava em rebelião, Lincoln exerceu sua autoridade para suspender o habeas corpus para prender e deter sem julgamento e temporariamente milhares de separatistas suspeitos.
15 de abril de 1865
240 anos
A Secessão oficialmente terminou em maio de 1865, com a derrota dos sulistas, sua reintegração à União e com a abolição definitiva da escravidão no país.
O Kentucky foi um estado fronteiriço durante a guerra e, durante um tempo, teve dois governos, um que defendia a causa da Confederação e outro que defendia a da União. ... Assim, o número de estados confederados poderiam ser treze se contarmos o Kentucky e o Missouri.
Durante a Reconstrução, os estados que haviam formado os Estados Confederados da América foram ocupadas por tropas militares dos Estados Unidos. ... Como muitos já consideravam o nacionalismo confederado e o trabalho escravo como destruídos no país, Hayes concordou, e removeu as tropas em 1877, dando fim à Reconstrução.
Também conhecida como Guerra de Secessão, foi uma tentativa de separação entre os Estados do Sul e do Norte. Os nortistas eram livres, enquanto os sulistas eram escravocratas. ... Depois dos quatro anos de guerra, o Sul foi derrotado e a Confederação abolida, com diversas consequências financeiras e sociais.
Seu fim ocorreu em 9 de abril de 1865, quando o general confederado Robert E. Lee se rendeu ao general da União, Ulysses S. Grant, na Batalha de Appomattox Court House. Generais confederados dos estados do Sul seguiram o exemplo, com a última rendição em terra ocorreu em 23 de junho.
A guerra consolidou a abolição da escravidão em todo o país com a promulgação da 13ª Emenda Constitucional, e foram iniciadas a reconstrução e a reintegração do sul à União. O saldo do conflito foi de 600 mil mortos, marcando a secessão como a maior guerra da história americana.
A guerra foi sangrenta: yankees, como eram chamados os federalistas do Norte, e confederados enfrentaram-se em inúmeras batalhas. Os primeiros desejavam manter a união, enquanto os sulistas almejavam a independência.
A diferença entre nortistas e sulistas tinha origem no processo de desenvolvimento de cada uma destas regiões. Enquanto o sul prosperava à custa do trabalho escravo e da exportação de matéria-prima para a Europa, o norte privilegiou o trabalho assalariado e a articulação de um poderoso comércio.
Durante o século XIX, os Estados Unidos passaram por uma série de transformações, como a marcha para o oeste e a Guerra Civil Americana ou Guerra de Secessão. ... Entre as mudanças ocorridas, destacou-se a grande expansão territorial que o país sofreu, seja pela compra de territórios, seja pela guerra.
Estados: Alabama, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Flórida, Geórgia, Kansas*, Kentucky*, Delaware*, Louisiana, Maryland*, Mississippi, Missouri*, Tennessee, Texas, Virgínia e Virgínia Ocidental*.
Estados: Connecticut, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Delauare*, Illinois, Indiana, Iowa, Kansas*, Kentucky*, Maine, Maryland*, Massachusetts, Michigan, Minnesota, Missouri*, Nebraska, Nova Hampshire, Nova Iorque, Nova Jérsei, Ohio, Pensilvânia, Rhode Island, Vermont, Virgínia* e Virgínia Ocidental* (Estados ...
Quantos estados têm os Estados Unidos? Os Estados Unidos são formados por 50 estados, além do seu distrito federal, o Distrito de Colúmbia, e alguns territórios incorporados, que são parte integral do país, e os não incorporados, que correspondem a possessões dos Estados Unidos.
Washington, D.C.
Regiões Oficiais dos EUA
Lista de estados dos Estados Unidos por PIB (em US$ 1 000)