O principal sintoma é a fadiga. Outros sintomas importantes são: dificuldade com a memória ou concentração, dor de garganta, presença de gânglios (íngua) dolorosos no pescoço ou nas axilas, dores musculares e nas juntas, dor de cabeça e sono não reparador.
A fadiga recente (que dura menos de um mês) tem muitas causas, mas as mais comuns são as seguintes: Efeitos colaterais de medicamentos. Anemia. Estresse e/ou depressão.
A insuficiência adrenal é diagnosticada com um exame de sangue que verifica se seus níveis de cortisol são muito baixos.
Existem doenças relacionadas às glândulas adrenais que geram insuficiência adrenal, mas tais doenças são graves e raras, com tratamentos específicos, e devem ser tratadas por um endocrinologista.
A principal função das glândulas suprarrenais é a produção de hormônios, os quais participam da regulação dos níveis de sódio, potássio e água do organismo, do metabolismo dos carboidratos e nas respostas do corpo em situações de stress.
A medula adrenal produz adrenalina e noradrenalina (catecolaminas), que são hormônios liberados na fase aguda do estresse: na reação de luta ou fuga. Faz parte do sistema nervoso autônomo, ou seja, não está no controle da nossa vontade.
A aldosterona, um hormônio produzido e secretado pelas glândulas adrenais, emite um sinal que faz com que os rins retenham mais sódio e excretem mais potássio.
E os principais hormônios do corpo humano são: hormônio do crescimento (GH), antidiurético (ADH), tiroxina (T4), adrenalina, glucagon, insulina, estrogênio, progesterona, prolactina, testosterona.
O cortisol, chamado de hormônio do estresse, é liberado em abundância e diminui a serotonina, que é o neurotransmissor mensageiro do bem-estar. Porém, o cortisol age em uma área do cérebro que ajudaria no julgamento e bom-senso. Ou seja, ficamos menos capazes de modular a emoção. Passar raiva nos deixa doentes?
Como identificar distúrbios hormonais?
Cansaço, baixa libido e outros sinais que indicam hormônios desregulados