Resposta. Resposta: Vamos ter um mundo envelhecido, pois com o aumento na expectativa pessoas vão viver mais tempo, e com uma taxa menor de fertilidade, menos bebês vão nascer, fazendo a média de idade mundial ir aumentando gradativamente.
As principais preocupações do idoso são, em primeiro lugar, invalidez (45%), depois doenças (41%) e dependência financeira (31%). Dificuldades para manter renda estável (50%) e falta de preocupação (28%) são os principais motivos dos que não têm aposentadoria ou nunca contribuíram.
As consequências do envelhecimento da população da Europa começam com a diminuição de mão de obra jovem no mercado de trabalho, a diminuição da população, ao mesmo tempo em que gera graves crises na previdência social e nos gastos com a saúde pública.
Esse processo acontece em função de dois fatores conjunturais principais: a queda das taxas de mortalidade (em função das melhorias nas condições de vida) e a queda acentuada das taxas da natalidade (que só foram mais baixas em períodos de grandes catástrofes, como a difusão de doenças e a realização de guerras).
O envelhecimento demográfico da Europa é considerado um problema porque a sua ocorrência indica uma redução da População Economicamente Ativa (PEA), que é o número de habitantes (geralmente entre 15 e 60 anos) aptos a trabalhar e, portanto, a sustentar a economia.
Resposta. Porque a Europa tem um grave défice demográfico; as mulheres tem menos filhos do que o necessário para que a população cresça ou pelo menos não diminua, em media 1,52 filhos mas devia ter 2,1 filhos. conclusão ha mais idosos do que jovens; ha mais mortes do que nascimentos.
A consequência direta da redução no número de nascimentos na Europa é o agravamento do envelhecimento populacional no continente e a consequente falta de mão de obra para o trabalho.
Resposta. Resposta: Quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior é a expectativa de vida de seus habitantes. a) Verdadeiro – Atualmente, o continente africano possui a maior taxa de crescimento populacional: 2,3% ao ano.
Resposta. Resposta: Assim, em média, o brasileiro que tinha 5 anos em 2016 tinha uma expectativa de viver, em média, mais 72 anos.
Vários fatores exercem influência direta na expectativa de vida da população de um país: serviços de saneamento ambiental, alimentação, índice de violência, poluição, serviços de saúde, educação, entre outros. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
84 anos
Expectativa de vida, também chamada de esperança de vida, é o número médio de anos que a população de um país pode esperar viver, caso sejam mantidas as mesmas condições de vida vivenciadas no momento do nascimento.
Uma das principais razões atribuídas à longevidade japonesa é a dieta pobre em sal e repleta de vegetais ricos em fibras e antioxidantes que os protegem de várias doenças como obesidade, problemas cardíacos e alguns tipos de câncer. Outro detalhe que eles prezam muito é o equilíbrio nutricional.
"Ikigai é a sua razão de viver", diz o neurocientista japonês. "É o motivo que faz você acordar todos os dias." O conceito vem de Okinawa, um grupo de ilhas ao sul do Japão com uma população de moradores centenários bem acima da expectativa de vida média, mesmo para os padrões japoneses.