O surgimento da Psicologia Organizacional e do Trabalho começa na metade do século XIX. ... A primeira fase foi entre 1924 a 1970 e era denominada como Psicologia Industrial tendo como intuito aumentar a lucratividade e a produtividade, utilizava de conhecimentos da Psicometria.
A Psicologia Organizacional tem três grandes áreas de preocupações: o trabalho, a organização e a gestão de pessoas.
Psicologia Organizacional é a psicologia aplicada à gestão de pessoas nas empresas. ... O teórico defende ainda que a preocupação desse tipo de psicólogo deve ser compreender e analisar o comportamento de cada colaborador como indivíduo. Só dessa forma será possível elevar o bem-estar no ambiente de trabalho.
A psicologia organizacional é um segmento de estudo que tem como objetivo estudar e estruturar o perfil comportamental dos colaboradores das empresas. É basicamente a psicologia usada para a gestão de pessoas em uma organização.
A psicologia organizacional exerce um papel importante nesse sentido, contribuindo para o bem-estar dos funcionários....Quais são as áreas de atuação da psicologia organizacional?
Especificamente voltada para o trabalho em contextos corporativos, a psicologia organizacional tem o objetivo de estudar o comportamento de cada pessoa em relação ao todo dentro de uma empresa. ... O objetivo é promover qualidade de vida gerando maior produtividade e um excelente desempenho.
A psicologia organizacional contribui para que a empresa consiga adotar uma gestão estratégia, visando sempre a promoção do bem-estar e da qualidade de vida interna do trabalhador. Ao saber gerir bem seu principal ativo, que é o colaborador, a companhia é capaz de se antecipar, identificar e resolver conflitos.
A psicologia organizacional é um ramo que usa metodologias científicas para analisar o comportamento humano especificamente nas relações de trabalho. Por isso é uma forma eficiente de melhorar a gestão de pessoas na sua empresa.
“Motivação: o termo geral que descreve o comportamento regulado por necessidade e instinto com respeito a objetivos”. (Deese, 1964, p. 404). “Entendemos por motivo algo que incita o organismo à ação ou que sustenta ou dá direção à ação quando o organismo foi ativado”.
Através do modelo de pirâmide, Maslow propõe que a motivação humana vem da busca ao atendimento dessas necessidades. Isso significa, por exemplo, que não haveria como motivar-se a ser mais criativo se o indivíduo ainda não satisfez ao menos em parte as necessidades anteriores de confiança e autoestima.
Fatores Motivacionais: São fatores intrínsecos e estão relacionados com o cargo em si, com os deveres e as tarefas executadas. Causam um nível de satisfação elevado e duradouro, aumentando a produtividade em níveis acima da média e abrangem sentimentos de realização, crescimento e reconhecimento profissional.
"Fatores higiênicos"/ EXTRÍNSECOS (que levam a insatisfação): São fatores administrados e decididos pela empresa, estão fora do controle das pessoas. Os principais fatores são: salário, tipos de supervisão, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, regulamento interno, , etc.
Fatores Higiênicos São eles: o salário, ambiente empresarial, política da empresa, as oportunidades de crescimento, a relação dos superiores com os demais funcionários e os benefícios sociais, clima organizacional, oportunidades de crescimento e condições físicas do ambiente de forma geral, por exemplo.
Teoria dos dois fatores, Foi desenvolvida por Frederick Herzberg, Os fatores higiênicos, Fatores Motivacionais. ... Contudo, de acordo com as pesquisas de Herzberg, quando os fatores higiênicos são ótimos, eles apenas evitam a insatisfação e, quando a elevam, não conseguem sustenta-la elevada por muito tempo.
Teoria Bifatorial Esta teoria defende que as pessoas têm dois tipos de necessidades, as motivadoras e as higiênicas. Para Herzber (1959), a motivação no trabalho depende sobretudo de dois fatores: Os Fatores Higiénicos referem-se às condições que rodeiam a pessoa enquanto trabalha.
Atualmente as organizações tem outra forma de trabalhar, os líderes são as principais pessoas que se relacionam diretamente com os colaboradores, é de responsabilidade do líder trabalhar a motivação em sua equipe para que todos trabalhem com o mesmo foco no sucesso da empresa.
O objetivo básico da teoria de McCLELLAND é explicar a importância dos fatores e processos psicológicos no desenvolvimento econômico. Ele está interessado em estudar os valores e motivações que levam os homens a explorar as oportunidades e a tirar vantagens das condições favoráveis de comércio.
Dessa forma, McClelland (1972) afirma que existem necessidades aprendidas e socialmente adquiridas, as quais variam de indivíduo para indivíduo, sendo que estes são motivados pelo alcance de três necessidades básicas, a saber: necessidade de realização, necessidade de afiliação e necessidade de poder.
De acordo com Robbins (2013), a Teoria das Necessidades Adquiridas foi desenvolvida pelo psicólogo Americano David McClelland e seus associados, essa teoria se baseia que a motivação de uma pessoa se encontra na busca de três necessidades dominantes: Realização, Poder e Afiliação.
Teoria de McClelland David McClelland tomou eixo de sua teoria a questão das necessidades diferentemente de Maslow. Ele fala que não nascemos com as necessidades, elas são adquiridas socialmente. As necessidades podem ser aprendidas.
São estas as dez características do comportamento empreendedor, segundo McClelland (1972): Busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, ...
Maslow define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afecto, estima e as de autorrealização. Esta teoria é representada por uma pirâmide onde na base se encontram as necessidades mais básicas pois estas estão directamente relacionadas com a sobrevivência.
São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc. ... Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.
As necessidades fisiológicas que se encontram como base para a pirâmide, segundo Maslow, representam as necessidades relacionadas ao organismo, como alimentação, sono, abrigo, água, excreção e outros. ... As necessidades de segurança aparecem após o suprimento das necessidades fisiológicas.
Quais são as necessidades básicas do ser humano?