Esquema da árvore filogenética dos vegetais a partir dos primeiros ancestrais unicelulares, chamados de cianobactérias, ou protistas, como as algas. A evolução das plantas se deu, principalmente, após as alterações atmosféricas em decorrência da liberação de oxigênio pelos organismos autotróficos.
As briófitas são plantas que geralmente apresentam pequeno porte e destacam-se pela ausência de vasos condutores, sendo, portanto avasculares. As briófitas são plantas que apresentam como uma de suas principais características a ausência de vasos condutores de seiva, ou seja, são plantas chamadas de avasculares.
Fixação ao solo e absorção de água e nutrientes minerais. Maior captação da luz solar. Elevação das folhas para melhor absorção de luz e conexão entre raízes e folhas. Condução de água, sais e outras substâncias através da planta.
Para a sua adaptação ao meio terrestre, as plantas desenvolveram algumas estratégias como a presença de cutículas, estômatos e raízes. É impossível imaginarmos a Terra sem plantas, entretanto, há milhões de anos, a vida era restrita a mares e lagos.
O grupo das briófitas pode ser considerado como o das primeiras plantas terrestres. São os primeiros vegetais a apresentar um certo padrão de organização pluricelular que podemos considerar como as primeiras especializações celulares em tecidos.
Um dos grupos mais numerosos de artrópodes, os insetos, passou a ocupar o ambiente terrestre. Algumas estruturas foram relevantes para que os insetos conquistassem a terra firme e ocupassem vários espaços do planeta, passando a ter importância ecológica e influência na economia.
Os répteis são vertebrados tetrápodes pertencentes à classe Reptilia. O nome do grupo vem do latim, reptilis, que significa rastejar, e faz referência ao modo de locomoção de muitos desses animais.
As plantas favorecem o estabelecimento de outras formas de vida no ambiente terrestre principalmente pelos aspectos: alimentação e realização de fotossíntese. Assim sendo, as plantas servem de alimento para bactérias e fungos, com isso, garante a manutenção da vida dessas espécies.
Em vez de absorverem apenas pelas raízes a água disponível no solo, também retiram vapor d'água da atmosfera por meio de suas folhas. ... Folhas que funcionam como esponjas não são o único recurso que permitiram às plantas se adaptarem ao longo de milhares de anos aos diferentes ambientes do planeta.
A fotossíntese é, sem dúvidas, o processo mais importante que ocorre na Terra. Toda a vida no nosso Planeta depende desse processo. ... Assim a fotossíntese promove o “seqüestro do carbono” da atmosfera, enquanto que, durante a respiração da maioria dos organismos, ocorre o consumo e oxigênio e liberação de gás carbônico.
As plantas são muito importantes, porque nos dão ar puro para respirar. ... A maioria das plantas são compostas por várias partes, a raiz por onde se alimenta e se segura à terra, o caule que mantém a planta direita e transporta a água e os nutrientes a todas as partes da planta e folhas por onde respiram.
As plantas são usadas pelo ser humano para fins econômicos, como no uso de madeira. As plantas também apresentam importantes funções econômicas. A madeira, por exemplo, é usada na fabricação de casas e móveis, e a celulose, um produto obtido das plantas, é usada na fabricação de papel.
As plantas podem não ser capazes de se levantar e caçar alimentos, mas, durante o dia, elas se movem ligeiramente para maximizar sua exposição à energia solar. Elas absorvem a luz do sol para fazer energia através da fotossíntese e à noite voltam sua atenção para metabolizar a energia e usá-la para crescer.