Obras. Entre as obras que marcam essa corrente literária está "O Ermitão de Muquém", de Bernardo Guimarães, publicado em 1865, sendo, cronologicamente, o primeiro a marcar o estilo.
Resposta: Eles queriam se libertar das regras e valorizar o estilo do artista na obra. Ela se caracteriza por aderir os sentimentos, a imaginação, o nacionalismo e a natureza, através das paisagens. Presenciamos um contraste entre o estilo anterior e o Romantismo que surgiu por volta do século XIX.
Significado de Regionalismo substantivo masculino Característica daquilo que é particular e próprio de determinada região; qualidade do que expressa costumes e tradições regionais. ... Etimologia (origem da palavra regionalismo). Regional + ismo.
Confira algumas das principais produções do período regionalista: O Ermitão de Muquém (1864) e O Garimpeiro (1872) de Bernardo Guimarães; Inocência (1872), de Visconde de Taunay; O Gaúcho (1870) e O Sertanejo (1875), de José de Alencar; O Cabeleira (1876), Franklin Távora.
Principais Obras de Romance Regionalista:
A diversidade existente no país passa a ser a fonte de inspiração para a criação de obras no período. Constitui, assim, um importante e fundamental período da literatura no Brasil. A relação estreita com a população e com o trejeito brasileiro de viver, a partir da observação das diferenças culturais do país.
→ Romances
Os dois heróis românticos de Alencar têm, como suas características principais, a valentia, a agilidade, a astúcia, a inteligência e a honestidade. Ao narrar suas aventuras, mudou-se a feição, a roupagem, o cenário, mas na criação dos personagens buscou-se chegar a um perfil do homem essencialmente brasileiro.
Resposta. No trecho a Caçada, o índio é descrito como um herói. Possui habilidades como força e destreza. ... A diferença entre o primeiro e o segundo índio, é que o primeiro já possui sua força nativa e o segundo buscará essa força em outros personagens para que tenha heroísmo.
O índio no romantismo era sempre descrito como um forte guerreiro. ... No romance “O Guarani”, de José de Alencar, o índio Peri é descrito como um bom selvagem, corajoso, um forte guerreiro e um líder.
Na literatura brasileira, indianismo é o termo que faz referência à idealização do indígena, por vezes retratado como um mítico herói nacional. Foi uma das peculiaridades do romantismo no Brasil e que também possui uma extensão, menor que seja, nas artes plásticas brasileiras durante o século XIX.