6 milhões de habitantes
Os municípios mais populosos da RMBH são, em ordem decrescente, Belo Horizonte, Contagem, Betim e Ribeirão das Neves, que juntas reúnem cerca de 60% da população da região metropolitana.
Para Contagem, espera-se uma população de 658.
O estado de Minas Gerais completa 300 anos no dia 2 de dezembro de 2020 e o ano de comemorações do tricentenário começa nesta segunda-feira (2), em Belo Horizonte.
Bandeirante João Leite da Silva Ortiz chegou, há 310 anos, às terras que deram origem à capital, mas pioneirismo é contestado por outras versões dos primórdios de Curral del Rei.
Nesta data comemorativa do aniversário, é importante saber um pouco mais sobre os primórdios da capital, inaugurada em 12 de dezembro de 1897, com o nome de Cidade de Minas, e batizada Belo Horizonte – na grafia antiga, Bello Horisonte –, em 11 de agosto de 1901.
12 de dezembro de 1897
Quando estamos falando de índios ou de indígenas, referimo-nos aos primeiros habitantes do Brasil. Eles eram os habitantes originais aqui presentes quando os portugueses chegaram, em 1500. Estima-se que, nessa época, havia de cinco a sete milhões de indígenas.
Imigrantes europeus e asiáticos: os primeiros europeus a chegarem ao Brasil foram os portugueses. Mais tarde, por volta do século XIX, o governo brasileiro promoveu a entrada de um grande número de imigrantes europeus e também asiáticos.