O Sol como fonte de luz e calor.
Princípio da Independência dos Raios Luminosos: Quando dois raios de luz ou feixes de luz se cruzam, continuam suas trajetórias Individualmente. Um raio não interfere na trajetória de outro.
A dualidade onda-partícula é uma propriedade inerente da natureza tanto para partículas quanto para ondas. A natureza dual pode ser observada por meio de experimentos quando se investiga o comportamento de partículas, como elétrons, prótons, nêutrons e até os átomos.
Para saber o que é a luz, é preciso compreender a sua natureza dual, isto é, a luz pode ser uma onda eletromagnética ou um conjunto de partículas. A luz é um tipo de onda eletromagnética visível, formada pela propagação em conjunto de um campo elétrico e um magnético.
Resposta: A luz tem um comportamento dual, ou seja, tem características de partículas e características de onda, a depender do tipo de experimento realizado. E por conta disso não foi possível definir qual sua característica.
Leucipo, um adepto do atomismo e um dos mais conhecidos representantes dessa escola de pensamento, tinha sua explicação para a luz vinculada com sua concepção de funcionamento do universo: o mundo era composto por átomos (que são partículas minúsculas eternas e indivisíveis), que moviam-se no espaço vazio seguindo ...
Modelo corpuscular da luz Newton tentou justificar sua teoria afirmando que a luz se comportava como pequenas esferas, as quais colidiam elasticamente com uma superfície lisa, sendo refletida de modo que o ângulo de incidência fosse igual ao ângulo de refração.
(1629-1695) - Defendia que a luz atuava como uma onda e não como uma corrente de partículas. Palavras-chave: Eletromagnetismo, luz, ondas, partículas, fóton, ondas de luz.
A primeira demonstração experimental de que a luz é uma onda foi realizada no ano de 1801 pelo médico, cientista e físico inglês Thomas Young. Ele se interessou pelo estudo dos fenômenos luminosos e foi o primeiro a propor que as ondas luminosas são transversais e não longitudinais, como alguns cientistas acreditavam.
Leis da reflexão da luz A primeira lei da reflexão afirma que os raios de luz incidente e refletido precisam formar o mesmo ângulo com relação à direção normal. A segunda lei da reflexão da luz afirma que os raios de luz incidente e refletido precisam estar contidos no mesmo plano.