Os óxidos são compostos binários (constituído de dois elementos químicos), onde os átomos de oxigênio são ligados a outros elementos. ... Alguns exemplos de óxidos são: a ferrugem (óxido de ferro III), a água oxigenada (peróxido de hidrogênio), o cal (óxido de cálcio) e gás carbônico (dióxido de carbono).
Óxidos são substâncias inorgânicas binárias que apresentam o oxigênio como elemento mais eletronegativo. São classificados em anfóteros, ácidos, básicos, neutros ou duplos.
Classificação dos óxidos
Pb3O4: óxido duplo/misto, em que o nox do metal (chumbo), é 8/3. Isso é uma regra. Cl2O7: óxido ácido, pois é formado por um não-metal (cloro).
A água é uma substância anfótera, e isso ocorre devido à sua capacidade de autoionização, ou seja, as moléculas de H2O estabelecem um equilíbrio químico com seus íons, os cátions hidrogênio (ou mais corretamente hidrônio, H3O+(aq)) e os ânions hidroxila (OH-(aq)).
Utilizado para aumentar a viscosidade em shampoos, cremes dentais e sabonetes líquidos, aumenta também o poder espumante proporcionando uma espuma mais rica e cremosa ao produto formulado. Também conhecido como Betaina ela trás mais emoliência a pele ajudando a melhorar o sensorial.
Os aminoácidos possuem caráter anfótero, ou seja, possuem grupos que podem reagir tanto como ácidos quanto como bases. Entretanto, a predominância de uma ou outra forma varia com o pH.
O caráter anfótero revela a capacidade do elemento de reagir tanto com bases, quanto com ácidos. Dessa forma, os aminoácidos apresentam em sua estrutura molecular, um grupo amina( -NH2) e um grupo ácido carboxílico (COOH). Por conta disso, quando em solução aquosa, podem reagir tanto com ácidos, quanto com bases.
Entre as funções que podem ser atribuídas às proteínas, destacam-se seu papel no transporte de oxigênio (hemoglobina), na proteção do corpo contra organismos patogênicos (anticorpos), como catalizadora de reações químicas (enzimas), receptora de membrana, atuação na contração muscular (actina e miosina), além de serem ...
O caráter anfótero dos aminoácidos vem da sua carboxila, que é básica, e sua amina, que é acida, sendo capaz de se comportar como acido e base, interagindo com acido e base também.