Defesa: Quando o ataque passa pelo bloqueio, os jogadores que não pularam se posicionam para tentar impedir que a bola toque o chão da sua quadra. Esse movimento é a defesa, que pode ser de manchete ou toque e, quando bem realizada, proporciona o levantamento e novo ataque.
A importância de um bom saque O saque é um dos principais fundamentos do voleibol. Além de ser uma possibilidade de pontuação com os “aces”, ele pode ser efetivo para dificultar a recepção do adversário e se transformar em um novo ataque para a equipe.
Resposta. Resposta: Conhecer e dominar os fundamentos do vôlei possibilitará que você assista a um jogo de vôlei e entenda a sua dinâmica, bem como lhe dará ferramentas para praticar esse esporte nos momentos de lazer.
A defesa no Voleibol pode ser definida como a ação de recuperar as bolas vindas do ataque adversário que ultrapassam o bloqueio e criar condições para o contra-ataque, exigindo concentração, coragem, agilidade e determinam o espirito de luta da equipe.
Cada esporte tem o seu fundamento, ou seja, um conjunto de normas e regras que atuam como base reguladora de toda a modalidade, seja no âmbito técnico, tático ou físico. Exemplo: fundamento do voleibol, fundamento do basquete, fundamento do handebol, fundamento do futsal e etc.
O contato com a bola deve ser feito com o antebraço, jamais com o punho. Deve ser feita uma extensão do joelho e do tronco, além de uma breve elevação dos braços, sem haver a flexão do cotovelo.
Para realizar um toque, o jogador golpeia a bola com as pontas dos dedos, num movimento de baixo para cima. O toque é utilizado principalmente para a realização de um levantamento, embora também possa ser usado para a realização de uma recepção ou de uma defesa.
A recepção é o primeiro contato de uma equipe com a bola. Para realizar uma recepção, o jogador utiliza manchete ou toque. A defesa no voleibol é geralmente realizada através da manchete ou do toque. Porém, é entre os fundamentos o que apresenta um maior número de recursos.
Verificado por especialistas. São exemplos de falta no voleibol: a equipe dar mais de três toques; o mesmo jogador dar dois toques seguidos; invadir a quadra adversária; pisar dentro da quadra na hora do saque; entre outros. As faltas são atitudes, em todos os esportes, que violam as regras do jogo.
Toque apoiado: quando um jogador se apoia em outro da sua equipe. Também é considerado falta se ele se apoia em alguma estrutura ou objeto dentro da área de jogo para golpear a bola. Rotação: se a rotação entre os jogadores não acontecer de maneira correta na hora do saque, a equipe comete falta.
Zona de defesa: também chamada de "zona de trás", está localizada na parte final da quadra, atrás da zona de ataque. É nessa zona que três jogadores da equipe se posicionam para defender.
As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa. Os jogadores da linha de ataque (posições 2, 3 e 4) podem participar normalmente das jogadas de rede (ataque e bloqueio).
Ataque e defesa O aluno levanta a bola de toque para o colega que executará o ataque em direção ao aluno que levantou. Depois executará a defesa devolvendo de manchete e a atividade segue alternando quem levanta, ataca e defende..
4.
O jogador toca consecutivamente duas vezes na bola ("dois toques"). O jogador empurra a bola, ao invés de acertá-la. Este movimento é denominado "carregar ou condução". A bola é tocada mais de três vezes antes de retornar para o campo adversário.
Caso algum jogador no fundo de quadra queira atacar, não pode pisar na linha dos 3 metros.