A Aposentadoria Especial, por sua vez, na maioria das vezes é indeferida pelo INSS por este não aceitar os documentos que o segurado possui, como PPP ou LTCAT, por falta de informações ou por exigir documentos que o segurado não pode obter, seja porque a empresa não tem, seja porque a empresa fechou e etc.
O PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) é o principal documento para conseguir uma Aposentadoria Especial....Na carta, deixe claro:
25 anos
Depois de conferidas as regras, o cálculo do benefício será feito. A aposentadoria especial será de 60% da média simples de todos os salários do trabalhador mais 2% por ano que ultrapassar o 20º ano de contribuição (no caso da aposentadoria especial por grau mínimo).
Conversão do Tempo Especial por Periculosidade O cálculo de conversão para a mulher é a quantidade de anos insalubres x 1.
Sendo assim, o cálculo deste período de contribuição insalubre junto ao período de contribuição normal fica da seguinte forma: 9 anos (período de atividade insalubre) x 1,75 (índice ligado aos benefícios envolvidos) = 15,75.
Para descobrir o valor do adicional basta fazer o cálculo da porcentagem de 30% com base no salário do colaborador. Usando o mesmo exemplo do segurança, vamos supor que o salário dele seja de R$ 2.
30 anos
Entrando no portal da Previdência, você verificará ao lado esquerdo da tela o menu “SERVIÇOS DO INSS“. Abaixo, você deve clicar em “TODOS OS SERVIÇOS”. Entrando em “TODOS OS SERVIÇOS“, você deve procurar a opção “SIMULAÇÃO”. Clique nela e, logo após, clique na opção “CALCULAR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO”.
O tempo de serviço refere-se ao período de tempo no qual o trabalhador presta serviço para determinada empresa ou pessoa física, podendo variar entre meses, ou até mesmo anos. ... Calcular o tempo de serviço não precisa ser um problema nem para o profissional e nem para as empresas.
A regra da alíquota é a seguinte: 70% + 1% para cada grupo de 12 meses de contribuição. Então alguém que se aposenta por idade com 20 anos de contribuição, vai ter a alíquota de 90%. Esses 90% vão ser aplicados em cima da média dos salários de contribuição.
O INSS sabe quem está pagando contribuição com valor maior do que irá receber e não faz a mínima questão de comunicar esse fato ao contribuinte. Quem contribui com o valor igual a dois salários mínimos é um sério candidato a ter o benefício concedido com base no salário mínimo ou pouco mais do que isso.